Kubitschek Pinheiro
Neste mês de março, em sessão ordinária judicial, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, aprovou votos de pesar pelo falecimento de Maria Carvalho de Brito. A propositura foi de autoria do desembargador Carlos Beltrão, corregedor-geral de justiça e foi acatada por unanimidade. Maria Carvalho de Brito, era casada com Ascendino Toscano de Brito (já falecido) pais de Germano, Kleber e Ana Maria e Kelva, (esta falecida em 2020)
O desembargador Carlos Beltrão, ao propor o voto de pesar fez alusão ao tabelião Germano Toscano, filho da genitora Maria Carvalho, que faleceu com 102 anos. “Germano, dispensa qualquer apresentação pela sua trajetória de vida, de seu trabalho, sua comunhão com o judiciário e com os cartórios. Sua genitora era uma pessoa muito querida. A gente sente a dor da perda, o quanto aquela senhora foi importante para toda família. Germano Toscano é um grande amigo nosso e do judiciário”.
O desembargador José Ricardo Porto usou da palavra: “quero me acostar ao voto de profundo pesar da matriarca Maria Carvalho de Brito. Dona Maria teve suas origens na cidade Guarabira. Conheci a família há muito tempo, pela amizade com meu pai, (desembargador Sílvio Porto), que, na época, era político. A família Toscano sempre teve uma relação muita afetuosa com a nossa”, disse o desembargador.
“Quero também me associar a esse voto de profundo pesar. Estive lá no velório e enterro da mãe de Dr. Germano, uma senhora com 102, que deu uma boa educação aos seus filhos e ensinamentos: a Kleber, Germano, Ana e Kelva (essa falecida). Eu pude presenciar não só os ensinamentos aos filhos, mas aos netos. Vi o advogado Rodrigo Toscano, que fez homenagem a sua avó, num discurso tocante ao agradecer a ela pelo que tinha feito por eles. Também abracei Germano Toscano que cumpriu sua missão como filho e ela como mãe”, lembrou desembargador Joás de Brito Pereira.
O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado da Paraíba,. Desembargador Marcos Cavalcanti, também se manifestou: “Eu não tive a honra de conhecer a matriarca, Maria Carvalho de Brito, entretanto ter um filho como Germano Toscano, só poder ser igual ou melhor que ele. Viver cem anos é pra muita pouca gente, é um grande benefício de Deus, da providência divina o ser humano viver e viver bem, como a mãe de Germano”, pronunciou o desembargador
O desembargador Fred Coutinho iniciou seu pronunciamento, lembrando que a Câmara Criminal do TJPB também aprovou votos de profundo pesar pelo falecimento de Dona Maria Carvalho. “Maria viveu por 102 anos e ensinou muito a sua família. Os ensinamentos dela para com eles, eles nos passaram. Quanto eu aprendi, desembargador Carlos Beltrão, na Corregedoria, convivendo no dia a dia com o doutor Germano Toscano. Ele falava com a amor da sua mãe e quanto quando testemunhei muito amor e dedicação por sua mãe que para mim foi um eterno aprendizado”,
“Eu queria também me acostar ao desembargador Carlos Beltrão e falar das pessoas que circundavam essa matriarca, dizer de Rodrigo Toscano, um brilhante advogado e acadêmico e, por si só já fala a formação que deve ter tido e os ensinamentos, porque vi manifestações dele nas redes sociais e, evidentemente, por este bastião, que com conduz a família, que é Germano Toscano, pelo exemplo de honradez, de trabalho de correção”, disse o desembargador Osvaldo Trigueiro do Valle
O desembargador João Batista se acostou ao voto, e Leandro dos Santos frisou: “eu também aos votos nessa sessão. Realmente, o tabelião Germano Toscano é referencial, onde você andar no Brasil quando se fala na atividade cartorária extrajudicial, ele é uma referência, pela forma de ser, de trabalhar, seu caráter e sempre foi um amigo muito próximo de todos nós”.
Me associo as manifestações que foram preferidas aqui em plenário e aprovado o voto pesar, serão encaminhados os ofícios”, disse o presidente do TJPB, desembargador João Benedito.
MPB
A promotora pública, Vanina Nóbrega Feitosa, falou pelo Ministério Público, agradeceu os votos de boas-vindas e registou que o Ministério Público da Paraíba se junta ao voto de pesar de Dona Maria Carvalho de Brito, proposta pelo desembargador Carlos Beltrão. “A mãe de Germano, de Kleber e de Ana Maria, todos os netos e bisnetos, D. Maria foi de grande importância para toda família”.