Kubitschek Pinheiro
A paratleta paraibana Silvana Fernandes, que está no sexto período do Curso de Educação Física do Uniesp, vai participar dos Jogos Paralímpicos de 2024 em Paris, que acontecerá nos meses de agosto e setembro.
Com parataekwondo, Silvana fará sua segunda aparição no mundo, após a estreia em Tóquio em 2020. Ela esteve recentemente em Paris para conhecer o espaço da competição e fez uma semana de treinamento intensivo naquela cidade.
Aos 14 anos a menina nascida em São Bento deu início sua jornada como atleta: “Ali, eu já sonhava e almejava minha vaga na seleção brasileira e está em uma paralimpiada”. Hoje sou bicampeã mundial, bicampeã de jogos parapanamericanos, penta campeã em grand-prix e medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tokyo”
Silvana não consegue esconder a emoção de participar de mais uma Paralimpíada. “Sim, pra mim é uma honra participar pela segunda vez de uma Paralimpíada, sai com o bronze na de Tokyo, e as expectativas estão altas para uma melhor performance agora em Paris”, revelou.
Segundo Silva, que participou na última semana com outros paratletas brasileiros de um camping de treinamento exclusivo em Paris, que sediará os jogos, a experiência foi fundamental. “ Sim. Ficamos concentrados em um centro de treinamento, no Insep, não conseguimos ir até o local da competição de agosto, mas só em está na cidade dos jogos, o coração palpita mais rápido e a ansiedade aumenta para a grande abertura dos jogos e o dia da competição. A cidade inteira já está em clima de olimpíadas e Paralimpíadas”, disse
Não é fácil a rotina de um atleta que almeja trazer o ouro para o Brasil, mas a dedicação, a disciplina, o entusiasmo, tudo favorece para quem Silvana chegue ao topo. “A rotina é muito puxada, tenho dois treinos por dia, e treino de segunda a sábado, a alimentação tem que sem focada, tanto para suportar os treinos, quanto por controle de peso”.
O Centro Universitário UNIESP que valoriza a luta e vitória de seus alunos, amplia cada vez mais sua galeria de universitários que ultrapassam fronteiras, seja na área de Esportes ou dos seus diversos cursos.
“A parceria que tenho junto ao Uniesp, é dedicada ao meu sucesso dentro e fora dos tatames, onde eles me oferecem um compromisso com o meu desenvolvimento como atleta e como individuo. Tenho muito orgulho de levar a Uniesp aos lugares mais altos dos pódios do mundo”, disse a paratleta.
“Silvana Fernandes é nossa representante mundial, e temos muito orgulho dessa parceria. Uma aluna esforçada, focada no seu projeto e todos nós paraibanos ganhamos com ela, com sua família e suas vitórias”, comentou a reitora do Uniesp, professora Érika Marques.
O Brasil já tem seis vagas para os Jogos Paralímpicos de 2024 em Paris, e uma delas é de Silvana Fernandes. “Muito orgulho e gratidão, é muito difícil conseguir uma vaga para uma Paralimpíada, muitos ficam no meio do caminho, é um sonho de todo atleta, só em está lá já é uma grande vitória, mas meu desejo é sair de lá com a medalha dourada que tanto sonho e trabalho por ela, ganhei tudo até aqui, falta ganhar meu objetivo principal”, afirmou a atleta.
Aos 14 anos a menina nascida em São Bento deu início sua jornada como atleta: “Ali, eu já sonhava e almejava minha vaga na seleção brasileira e está em uma paralimpiada”. Hoje sou bicampeã mundial, bicampeã de jogos parapanamericanos, penta campeã em grand-prix e medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tokyo”
Família – “Minha família sente muito orgulho por tudo que venho conquistando, se sentem representados por toda minha força e persistência em tudo que faço, pra mim é motivo de orgulho ter uma família que me apoia em tudo” fecha Silvana Fernandes.