O ex-governador Ricardo Coutinho e aliados políticos como a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, todos do PT, divulgaram nota, hoje, defendendo o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa nas eleições de outubro. Cartaxo disputa a indicação com a deputada Cida Ramos e a divergência entre eles já provocou a suspensão de realização de prévias internas pelo diretório municipal pessoense, tendo o Diretório Nacional avocado a si uma deliberação a respeito.
Ontem, falando a jornalistas ao participar de evento em João Pessoa, o deputado federal Luiz Couto também sugeriu a indicação de Luciano Cartaxo como postulante, argumentando que Cida Ramos não conseguiu avançar no seu projeto de candidatura. No manifesto de Ricardo Coutinho e seus aliados afirma-se que a legenda precisa ser representada “por quem tenha independência em relação aos governos estadual e municipal e que tenha chances reais e concretas de passar ao segundo turno e, aí, no confronto de programas, práticas e pensamentos, vencer as eleições e governar.
Os “ativistas políticos” que são signatários do documento revelam-se identificados “com a ideia central de uma João Pessoa humanizada, democrática, popular e progressista, interligada com os caminhos e políticas públicas desenvolvidas pelo nosso Governo Federal, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. Justificam, ainda, que “a situação atual da prefeitura de João Pessoa, comandado pelo bolsonarista de primeira hora Cícero Lucena, não é fácil para a grande maioria do nosso povo” e descreve o governo como “amparado no fisiologismo e na cooptação de lideranças sociais, sem ter qualquer identidade programática e cujas políticas públicas sociais são meras fantasias sustentadas pelos aplausos fáceis ou omissão da mídia de João Pessoa”.
Conclui, enfatizando: “Precisamos de uma candidatura a prefeito que resgate em cada um de nós o desejo e o compromisso de viver numa cidade voltada aos interesses reais e verdadeiros de nosso povo” e que isto só será possível através de um programa de governo realista e transformador, a ser representado por quem tenha independência em relação aos governos estadual e municipal e que tenha chances reais e concretas de passar ao segundo turno”. Para os “ricardistas”, o nome de Luciano Cartaxo é o mais indicado para representar o PT e vencer o pleito, sem nenhum demérito para qualquer outro companheiro ou companheira que queira disputar as eleições. O ex-governador Ricardo Coutinho está residindo, atualmente, em Brasília, mas acompanha ativamente a realidade política da Paraíba e, em particular, de João Pessoa. Em 2022 ele foi candidato ao Senado pelo PT mas não logrou conquistar votação expressiva na disputa.