A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) celebrou esta semana o centenário de Geraldo Gomes Beltrão, um paraibano de destaque que atuou como advogado criminalista, educador, líder político e líder comunitário. O presidente nacional da Abracrim, Sheyner Asfóra, assim definiu o homenageado: “Geraldo Beltrão foi um gigante da advocacia criminal, sendo referência para toda uma geração de advogados e advogadas. Ele honrou a advocacia criminal com todo o seu talento, técnica e combatividade na defesa dos cidadãos e da ordem jurídica, por isso merece todas as homenagens”.
A presidente da Abracrim-Paraíba, Natália Alves, destacou a contribuição do jurista para a advocacia criminal. “Ele teve uma grande contribuição na Advocacia Criminal Paraibana, sendo um dos maiores tribunos do nosso Estado. Sem dúvida, foi um exemplo à sua época e continua sendo para os atuais advogados criminalistas, como o será para as próximas gerações de juristas. Seguiremos firmes com o seu legado de comprometimento e respeito ao Direito, ética e busca incessante pela Justiça”, destacou.
Nascido em Alagoinha, Paraíba, em 1924, Geraldo Beltrão foi um multifacetado profissional, tendo completado bacharelado em Direito, Ciências Econômicas e Filosofia Pura, além de ter se especializado em Física e Economia. Sua jornada acadêmica foi marcada pelos compromissos com o conhecimento e a excelência. Mesmo tendo uma atuação em diversas áreas, foi em sua atuação como advogado que Beltrão deixou um legado duradouro. Reconhecido como um dos primeiros advogados de Ofício da Paraíba, ele dedicou sua carreira à defesa dos direitos e garantias individuais, tornando-se uma referência na advocacia criminal, não apenas em seu Estado natal mas em todo o Brasil. Foi prefeito de Alagoinha por duas vezes e deixou sua marca na administração pública, implementando políticas voltadas para o desenvolvimento local e a promoção da educação.