A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou sessão itinerante na tarde de ontem, na Fazenda Angicos, em Bananeiras, onde acontece a II Feira Agropecuária do Brejo, com o objetivo de fomentar as atividades desse setor da economia da região e promover o município como um ponto estratégico no agronegócio brasileiro. O evento foi proposto pelo deputado Walbber Virgolino, que preside a Frente Parlamentar do Agronegócio. Na justificativa da proposta, o parlamentar lembrou que o setor é responsável pela renda de uma parcela significativa da população paraibana – para alguns, o único meio de subsistência.
“O evento em questão impulsionará o fomento das cadeias econômicas, produtivas, sociais e culturais, fortalecendo a agropecuária no nosso Estado, com apresentação de workshops, palestras, cursos, leilões da raça de gado Nelore, vendas de insumos e máquinas agrícolas, transportes utilitários, tratores, além de feira de artesanato e feira gastronômica”, disse. Salientou que é a primeira feira de agropecuária do Brejo paraibano, o que representa momento histórico para a região, e parabenizou a Fazenda Angicos, através dos seus próprios rurais. “A gente sabe que um Estado, para crescer, tem que fomentar o agro e aqui é uma feira agropecuária raiz. Quem vem para cá vem para tratar do agro, vem vender, vem comprar, vem mostrar produtos. A Assembleia Legislativa se faz presente. Estamos aqui para apoiar o produtor, apoiar as pessoas que de fato têm direito de gerar emprego, de gerar renda para a Paraíba, para o Nordeste e para o Brasil”, acrescentou.
Para o executivo Júlio Matias, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bananeiras, o evento já é um sucesso e significa uma porta de entrada para as cooperativas como a COPAFAB no mercado privado. “A gente trabalha muito com as compras institucionais, e isso é um meio de divulgarmos também uns produtos que os cooperados produzem, a exemplo do arroz vermelho, cuja cultura está sendo resgatada dentro do município”, pontuou.