A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) chega a 29 anos de atuação em defesa dos municípios e da população paraibana. A entidade ganhou destaque nacional pelas lutas protagonizadas, a exemplo da PEC 391/17 (PEC do 1%), que teve origem na Paraíba com uma manifestação na Praça do Meio do Mundo e que garantiu aumento no Fundo de Participação dos Municípios de todo o país, bem como na luta contra perdas do FPM e realização do I Congresso Paraibano dos Municípios e da Feira de Oportunidade e Negócios, que contou com 3,5 mil inscritos e grande número de atendimentos através da Caravana Federativa na semana passada.
Nos últimos anos, a Federação tem se destacado pela parceria estabelecida com os prefeitos e prefeitas, procurando oferecer melhorias para a população de cada município paraibao. Ao longo de sua trajetória, a entidade vem assegurando para os municípios parcerias importantes em articulação com as administrações, envolvendo discussão de temas como Lei de Licitações, Pregões, Controle Interno, transparência e preservação do meio ambiente. A Famup também encabeçou lutas municipalistas e teve papel de destaque no enfrentamento à pandemia de covid-19.
O presidente George Coelho, que foi reconduzido ao posto recentemente, afirma: “Nestes 29 anos temos muito o que comemorar, mas também que agradecer as parcerias com governos e instituições, além do apoio de parlamentares estaduais e federais. Quero agradecer, sobretudo, aos gestores paraibanos, que são os maiores responsáveis por esse crescimento da nossa entidade”.