A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), que completou 29 anos de funcionamento, procura se renovar no seu trabalho em prol dos municípios, segundo o presidente da entidade, George Coelho, ao anunciar a criação de um novo assessoramento voltado aos prefeitos e prefeitas na área da assistência social. A entidade já conta com assessoramento em todas as áreas e a partir de agora passa a oferecer um auxílio aos municípios na garantia de fortalecer a prestação de serviços na área social.
– Passamos a oferecer na nossa Federação o assessoramento na área de assistência social, uma política pública não contributiva, que é dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar. Dentro dessa área tão fundamental para os municípios, ofereceremos o melhor acompanhamento junto aos prefeitos e prefeitas. A Famup trabalha em parceria para que as gestões ofereçam um bom trabalho para a população. Depois das nossas assessorias nas mais diversas áreas, partimos para atuar na área social – frisou George Coelho.
Segundo a assessora Sofia Ulisses, também secretária do Colegiado Estadual de Gestores/as Municipais de Assistência Social da Paraíba, o assessoramento se fundamenta em dois pontos. Um deles é o fortalecimento da política de assistência social como uma agenda municipalista, onde a Famup e a CNM colocam na sua agenda política a discussão pela política do tema, implicando no fortalecimento da política e, sobretudo, na conquista de novos direitos. A assessoria da Famup também entra nesse processo para acompanhar a destinação de recursos públicos no segmento, na perspectiva de levar para os municípios uma melhor proteção social, sobretudo para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, revelou Sofia Ulisses. Um outro ponto se baseia no apoio às gestões municipais, como em questões envolvendo gestão financeira, serviços, programas, de modo a contribuir com o fortalecimento e qualidade dos serviços prestados dentro da política de assistência social