O deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos, defendeu, ontem, a construção de novas creches em João Pessoa, bem como uma ação emergencial para atender crianças que estão fora das unidades de ensino. O parlamentar disse que o elevado percentual de crianças fora das creches na Capital paraibana tem prejudicado o desenvolvimento educacional dos pequenos e afetado a vida de pais e responsáveis. Citou que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuo a de 2023, uma a cada três crianças de 0 a 3 anos está fora da creche por falta de vagas na rede pública de ensino.
A construção de novas estruturas é urgente, defende Ruy Carneiro, também sugerindo a ampliação das vagas. Ressaltou que educação transforma vidas e precisa ser tratada como prioridade. “A falta de vagas nas creches de João Pessoa não prejudica apenas a formação das crianças. Isso acaba impedindo que pais e responsáveis possam trabalhar e dediquem tempo integral para cuidar de quem está fora da sala de aula. Estamos praticamente na metade do quarto ano da gestão atual e até agora nenhuma nova unidade educacional foi aberta na capital. O tema tem que ser encarado com seriedade. Os novos equipamentos a serem construídos precisam começar a funcionar o mais rápido possível”, ressaltou.
Ruy defende que durante o período de construção das novas creches as vagas sejam ofertadas pela Prefeitura por meio de convênios com unidades particulares. “Esse tempo perdido não volta. A criança que hoje está esperando e que deveria estar na creche, daqui a pouco ela cresceu. Ela não vai ficar eternamente em idade de creche. A solução temporária, que não pode ser tratada como política principal, é a gestão pagar por bolsas e garantir as vagas por meio de creches particulares. O orçamento da prefeitura é gigantesco e chega a cerca de R$ 4 bilhões. O que existe é a péssima administração desses recursos. É inconcebível você não ter feito uma creche”, concluiu.