A procuradora do Ministério Público do Trabalho na Paraíba Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho recebeu, ontem, da Assembleia Legislativa, a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria do Poder Legislativo paraibano. Durante a entrega, a deputada Camila Toscano, do PSDB, autora da propositura, destacou a atuação da procuradora em favor da Justiça do Trabalho no Estado.
– Essa entrega de honraria é mais que merecida. Andressa é uma mulher forte, atuante e inspiradora, que se dedica ao máximo às causas do trabalho no nosso Estado com muita dedicação, esforço, sempre com o espírito ético, solidário, justo e responsável no exercício de sua profissão.
A homenageada agradeceu a honraria conferida e disse que a medalha traz mais responsabilidade dentro do trabalho desenvolvido na Justiça Trabalhista do Estado. “A palavra que me invade hoje é gratidão junto a um sentimento de responsabilidade. Tenho orgulho de integrar o Ministério Público do Trabalho e agora minha gratidão se renova diante da Medalha Epitácio Pessoa”, afirmou.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rogério Sitônio, lembrou da trajetória de Andressa Lucena no Ministério Público e as ações desenvolvidas quando chefe da instituição em favor dos trabalhadores. Ressaltou que esse trabalho ganhou amplitude durante a pandemia de covid-19. “Seu compromisso com o Ministério Público e as causas trabalhistas defendidas por ela nos inspiram”, acrescentou. A procuradora Andressa Lucena é especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Constitucional pela Escola Superior de Advocacia.
Além disso, é especialista em Direito na Era Global e Dumping Social pela Universidade Tor Vergata, em Roma, Itália, e igualmente especialista em Direito Internacional das Migrações pela Organização Internacional de Migrações em Genebra, Suíça.