O vice-governador Lucas Ribeiro esteve, ontem, no Dia dos Povos Indígenas, no município de Baía da Traição, tradicional reduto dos potiguaras, ocasião em que entregou uma série de ações realizadas pelo governo da Paraíba como a passagem molhada da Aldeia São Francisco, e anunciou iniciativas que vão fortalecer ainda mais a cultura dos povos originários do Estado, como a criação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação para professor indígena, iniciativa que vai tornar possível a realização de concurso público específico para o segmento.
Na solenidade foi anunciada, também, a realização do Opera Paraíba exclusivamente para a população indígena, contemplando, além de Baía da Traição, os municípios de Marcação e Rio Tinto com cirurgias eletivas de vesícula, hérnia, catarata, cirurgias ortopédicas, urológicas e de vasectomia, entre outros. Ocorrerá também oferta de exames de mamografia para mulheres indígenas, entre outros.
Lucas Ribeiro destacou o respeito do governo da Paraíba pelos povos indígenas. “Nós fazemos parte de um governo que respeita, que se dedica e que trabalha pelos nossos povos indígenas. Isso é demonstrado através de diversas ações, como as entregues e anunciadas agora e através das realizações concretas e reconhecidas por eles”, disse. A secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, disse que a relevância das ações entregues e anunciadas demonstra o respeito e o compromisso do governo da Paraíba na preservação da cultura e com a cidadania dos povos indígenas. “Essas ações do governo são garantidoras da cidadania desses povos. Quando a gente observa que será criado um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação com cargos específicos para professor indígena, podemos afirmar que hoje é um dia histórico, que vai garantir a preservação dessa cultura”, destacou.
O prefeito de Baía da Traição, Serginho Lima, afirmou que as ações que vêm sendo feitas para a melhoria na qualidade de vida dos indígenas pelo governo da Paraíba se estendem a todo o município. “Em nome da população de Baía da Traição, quero agradecer a presença constante do governo do Estado no nosso município, nas mais diversas ações com calçamento, na construção de escolas, na construção de passagem molhada. E, agora, mais ações e entregas para nossos irmãos indígenas, que têm tido suas reivindicações atendidas por esta gestão, com olhar diferenciado para os povos indígenas, para os nossos irmãos potiguaras”, comentou.