As professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, candidatas aos cargos de reitora e de vice-reitora, respectivamente, pela Chapa 1 “UFPB: Inovação com inclusão”, venceram a eleição nesta quinta-feira (25) com 4.227, votos, o que corresponde a 67,95%.
“Estamos felizes e gratas pela confiança da comunidade acadêmica. Muito obrigada as pessoas que votaram no nosso projeto. Queremos uma UFPB diferente, pautada pelo respeito e pelo diálogo”, disse a professora Terezinha.
De acordo com o boletim de apuração, na segunda colocação ficou a Chapa 2, representada pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides, com 1.578 votos, equivalente a 26,37%. E em última colocação, o atual reitor, Valdiney Gouveia e a vice-reitora, Rita Pereira, com um total de 415 votos (6,67%).
A consulta prévia foi realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Estiveram aptos a votar mais de 46 mil membros da comunidade acadêmica, entre docentes, técnicos-administrativos e discentes formal e regularmente matriculados no período letivo atual (2023.2).
Homologação – O resultado da consulta será homologado pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB e a lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados para cada cargo, será enviada para o Ministério da Educação (MEC). Dentro da lista, cabe ao presidente da República a escolha do novo Reitor da instituição.
O processo da consulta foi organizado por uma Comissão Especial, constituída de acordo com a Portaria nº 41, de 18 de março de 2024, com representação do Conselho Universitário (Consuni), Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e das três entidades representativas de docentes, técnicos-administrativos e discente: Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB), Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Perfil – Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. Ela atuou no movimento estudantil universitário e tem experiência em pesquisa e extensão. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais. Foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, lingüística saussuriana, produção de sentidos, discurso e lingüística saussuriana. Já esteve como diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa.