A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, ontem, visita técnica às obras da Adutora do Pajeú, que atualmente estão paralisadas nas cidades paraibanas de Matureia e Teixeira. Participaram da visita o presidente da ALPB, Adriano Galdino, Luiz Hernani, os deputados estaduais Taciano Diniz, Professor Francisco, o deputado federal Murilo Galdino, o diretor de Infraestrutura do Dnocs, além de representantes do governo da Paraíba e prefeitos da região. Os parlamentares visitaram também as obras hídricas no município de Brejinho, no Estado de Pernambuco, ponto no qual a adutora será elevada à Estação da Serra de Teixeira, levando água para a cidade paraibana e interligando ainda os municípios de Matureia, Imaculada, Desterro e Cacimba.
Adriano Galdino avaliou que a união do Poder Legislativo com o Executivo estadual e federal tem buscado contribuir para a conclusão das obras que trarão solução para o problema no abastecimento de água no município de Teixeira. A cidade, conforme Galdino, será beneficiada com o fornecimento de água vindo tanto da Adutora Transparaíba como da Adutora do Pajeú.
– São duas soluções que vão acontecer cumulativamente. Então, Teixeira vai ter água, não só da adutora do Pajeú como também da adutora do Cariri. Uma com recursos do governo do Estado e oitra com recursos da União. Nessa luta estão o deputado federal Murilo Galdino, o deputado estadual Adriano Galdino, o governador João Azevêdo, o secretário Deusdete Queiroga e o nosso presidente Lula, que tem feito movimentos muito importantes para que cada vez mais possamos ter uma Teixeira melhor e mais justa para todos”, avaliou o presidente da ALPB. Galdino garantiu que o Legislativo irá trabalhar unido com o intuito de intermediar medidas para a conclusão das obras ainda em 2024.
Autor da proposta de visita técnica às obras das adutoras em Pernambuco e na Paraíba, apresentada na Câmara, o deputado Murilo Galdino revelou que ficou garantida, pela empresa responsável e pelo Dnocs, a conclusão das adutoras ainda este ano após a aquisição de novos recursos no montante de R$70 milhões. “Voltarei para Brasília com essa missão de juntar a bancada toda, de mostrar esse movimento, para que o governo federal se sensibilize e aloque esse recurso para que a obra não seja paralisada”, frisou o deputado. Taciano Diniz, que já presidiu a Frente Parlamentar das Águas na Assembleia, classificou a visita como extremamente necessária e destacou que a união do Legislativo estadual com a bancada federal em Brasília será fundamental para a conclusão das obras.
–