Membros da Associação de Arquivistas da Paraíba visitaram, na tarde desta segunda-feira (06), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, eles entregaram algumas demandas do corpo arquivístico ao vereador Marcos Henriques (PT).
Vitor Hugo Teixeira, coordenador de Comunicação da Associação de Arquivistas da Paraíba, explicou que a reunião teve por objetivo apresentar algumas demandas que envolvem vários aspectos da vida profissional e acadêmica da categoria. “Viemos de diversas instituições da Arquivologia do estado, representando professores, estudantes e pesquisadores, apresentar algumas demandas ao vereador Marcos Henriques, e ficamos muito felizes, pois ele abraçou cada uma das nossas pautas. Estamos muito otimistas com o futuro próximo da nossa categoria”, afirmou.
O coordenador disse ainda que, entre as pautas apresentadas, estão a abertura de concurso público, a inserção da Arquivologia na agenda cultural de João Pessoa, maior visibilidade para a profissão e também uma assistência maior aos estudantes. “Esperamos que esse seja o primeiro passo para um importante momento para nossa profissão aqui no estado”, acrescentou.
Para o vereador Marcos Henriques, o curso de Arquivologia é muito importante, e a profissão extremamente necessária para os mais diversos segmentos do poder público. “A reunião serviu para discutir a inserção da profissão de arquivologista nas políticas públicas do nosso município e do estado, buscando oferecer oportunidades para os alunos e para que as pessoas possam ter na Arquivologia um terreno fértil para a profissionalização. Vamos debater junto aos poderes públicos essa profissão tão importante para inseri-la no mercado de trabalho”, concluiu.
Cybele Morais