Ao prestigiar, ontem, a solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo, campanha mundial que objetiva reduzir mortes causadas por acidentes de trânsito, o governador João Azevêdo destacou a conscientização da população e o rigor nas fiscalizações para um trânsito mais seguro. O tema deste ano da campanha é “Paz no Trãnsito Começa por Você!” e o lançamento, em João Pessoa, ocorreu na Academia de Polícia (Acadepol), no bairro Costa do Sol. Houve apresentação teatral e uma palestra sobre os caminhos para se conseguir um trânsito mais seguro.
Também foi assinado um convênio entre o Detran-PB e a Secretaria de Estado da Educação para desenvolver ações educativas e culturais nas escolas da rede estadual de ensino em conformidade com o projeto, promulgado pelo gestor paraibano no ano passado, o “Paraíba pela Paz no Trãnsito”. João Azevêdo frisou que a conscientização é o primeiro passo na construção de um trânsito responsável. “Você não tem um policial em cada esquina. Então, é necessária uma consciência coletiva para o uso do capacete, de todos os equipamentos de segurança como um todo, da direção responsável. Essas são atitudes fundamentais e vão fazer esses números diminuírem”, afirmou, mostrando preocupação com os acidentes envolvendo motocicletas, responsáveis por 77% dos sinistros de trânsito na Paraíba.
E prosseguiu o gestor paraibano: “Precisamos entender que a formação do bom condutor começa na escola – por isso, essa parceria entre o Detran e a Secretaria de Educação. Não tenho dúvidas de que essa iniciativa vai resultar, num futuro muito breve, em números melhores”. Acrescentou que o aumento do rigor nas fiscalizações também contribui para a redução das estatísticas de acidentes. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que a campanha “Maio Amarelo” é o grande momento de união na construção de um trânsito mais humano. “Os atores que têm as condições de promoverem um trânsito mais seguro, com o cidadão mais consciente, responsável, estão aqui: o Poder Executivo, a Secretaria de Segurança Pública, a Assembleia Legislativa, a Semob, a Polícia Rodoviária Federal. Com a participação da sociedade, não há dúvidas de que vamos obter resultados ainda mais promissores”.
O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, também ressaltou a importância de conscientização na redução de mortes e de sequelas graves no trânsito. Enfatizou: “São as atitudes da população que fazem a diferença para um trânsito mais seguro, mais humano”. O secretário de Educação, Roberto de Souza, falou da importância de mais esta parceria com o Detran-PB: “Vamos, junto aos nossos alunos, trabalhar a conscientização por meio da educação com uma metodologia diversificada, como apresentações teatrais em sala de aula, videoaulas, por exemplo. E o nosso planejamento visa alcançar o maior número de municípios possível”, relatou.