O governador João Azevêdo prestigiou, ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa, a solenidade de celebração de um ano do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, cujo objetivo principal é alfabetizar tosas as crianças até os sete anos de idade no segundo ano do Ensino Fundamental por meio de regime de colaboração com os municípios paraibanos. Durante o evento, o chefe do Executivo entregou o Prêmio Escola Referência em Aprendizagem para as 100 escolas públicas que se destacaram na alfabetização das crianças em 2023, além do Selo Município Referência em Aprendizagem, iniciativa que reconhece os esforços de prefeituras e secretarias municipais de educação na aprendizagem das crianças na idade certa.
O governador comemorou os avanços conquistados em apenas um ano do programa. “O Alfabetiza Mais Paraíba chega neste primeiro ano com um avanço extraordinário. Nós tínhamos 37% de alunos com fluência de leitura e agora passamos para 56%. Isso nos dá a certeza de que alcançaremos nos próximos anos aquilo que nós, enquanto governo da Paraíba, queremos: fazer com que nossos estudantes tenham condições de avançar nas próximas séries sem grandes dificuldades com o máximo de aproveitamento pedagógico possível, com leitura, com interpretação, com toda a base para o aprendizado ocorrer de forma natural”, pontuou.
O secretário de Estado da Educação, Roberto de Souza, evidenciou o caráter inovador do “Alfabetiza Mais Paraíba”. Revelou que o pacto de alfabetização tem como objetivo trazer mais aprendizagem, mais direitos de cidadania, mais protagonismo e fortalecimento de parcerias entre o governo da Paraíba, os municípios e a sociedade, sem esquecer os professores alfabetizadores, “essenciais em todo o processo”. Frisou que essas ações, amparadas em todo um arcabouço legal, fizeram com que em apenas um ano fossem alcançadas todas essas conquistas.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, parabenizou o governador João Azevêdo pela iniciativa. “Quero cumprimentar o governador João Azevêdo por mais esta iniciativa, por mais esta ação administrativa, em levar educação de qualidade para os filhos do povo da Paraíba. Fico feliz em testemunhar, representando o Poder Legislativo, um momento tão importante como esse, tão promissor, já que é por meio da educação que conseguimos realizar nossos sonhos e conquistas, principalmente para quem é filho do povo”, acrescentou.
A Paraíba conseguiu a adesão de 100% dos municípios, ressaltando a credibilidade e a confiança na proposta lançada pelo governador João Azevêdo. O compromisso também se refletiu na produção e distribuição de novos materiais didáticos.