O governador João Azevêdo apresentou, hoje, em Campina Grande, as ações e investimentos do governo do Estado para o São João de 2024 nos municípios paraibanos. Ao todo serão injetados R$ 41,2 milhões nas festividades juninas, dos quais mais de R$ 16 milhões serão destinados a Campina Grande. Os recursos serão aportados no apoio às quadrilhas juninas, aos barraqueiros do Parque do Povo, comerciantes da Feira Central e artesãos, por meio do programa Empreender Paraíba, trigésimo oitavo Salão do Artesanato Paraibano, Quinto Festival São João na Rede, Paraíba Junina, além das ações na Segurança Pública e na Saúde.
O evento contou com a apresentação do cantor e compositor Biliu de Campina e de quadrilhas juninas. Também foram expostos diversos equipamentos que serão utilizados pelas forças de segurança para garantir a tranquilidade das pessoas que irão circular pelo Parque do Povo e pelas demais festas que acontecerão em todo o Estado. O chefe do Executivo ressaltou, na ocasião, o esforço do governo para garantir a realização de grandes eventos e a geração de emprego e renda. Disse que o São João é a festa da família nordestina e que o governo não poderia deixar de apoiá-la, até em virtude do retorno para as cidades. “Tenho certeza de que vamos ter festejos tranquilos, por isso também montamos toda uma estrutura de segurança para celebrarmos o São João de Campina Grande e toda a Paraíba”.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, afirmou que o volume de investimentos atesta o compromisso do governo do Estado com a valorização da cultura popular e com o fortalecimento da economia. “Nós estamos apoiando eventos, principalmente no interior do Estado, mantendo o São João na Rede, com uma novidade este ano com o edital próprio para as quadrilhas juninas, e estamos iniciando o processo que vai culminar nos próximos anos com o registro do forró como patrimônio imaterial da humanidade e iremos levar essa pauta para a Unesco, na França, além de realizarmos o I Fórum Internacional do Forró de Raiz, em Portugal, para construir essa salvaguarda do forró”, frisou.
A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou a movimentação na economia que o São João irá proporcionar no Estado. “Nesse período junino, a Paraíba recebe turistas de todo o Brasil e temos grandes investimentos na cultura, na segurança, na divulgação e na promoção do destino turístico. Teremos um acréscimo de voos, com mais de 50 mil assentos para Campina Grande, permitindo que possamos abrir as portas para mais turistas”, comentou. O secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, explicou que durante o período das festividades haverá um emprego de efetivo superior a 33 mil homens e mulheres em todo o Estado. “Nós já temos 209 municípios catalogados com eventos, com 876 festividades, representando um aumento de 60% em relação ao ano passado”, informou, acrescentando que por isso mesmo o efetivo será reforçado com o auxílio da tecnologia, com câmeras de última geração, com reconhecimento facial na entrada do Parque do Povo e uma novidade que será o reconhecimento facial com drone.