O Senado aprovou, ontem, o projeto de lei originário da Câmara dos Deputados, onde foi apresentado pelo deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB), reconhecendo as quadrilhas juninas e os festejos juninos como uma manifestação cultural do Brasil. A proposta foi relatada no Senado pela senadora paraibana Daniella Ribeiro, do PSD, e agora segue para a sanção presidencial.
O deputado autor do projeto disse que a aprovação é um marco importante na valorização das tradições e da diversidade cultural brasileira. Frisou que as quadrilhas e os festejos juninos são uma parte fundamental da cultura popular, representando alegria, tradição e diversificação do povo. “Ao reconhecê-los como patrimônio cultural brasileiro, estamos valorizando a nossa história e promovendo a sua preservação para as gerações futuras”, explicou Carneiro.
A iniciativa visa não apenas a preservação cultural mas também incentiva os grupos de quadrilheiros e quadrilheiras espalhados pelo país, que dedicam tempo e esforço a essa parte. A expectativa agora é que a sanção presidencial ocorra em breve, oficializando as quadrilhas juninas e os festejos juninos como uma das mais belas manifestações culturais do Brasil.