Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Campina Grande e a Arte Produções promoveram uma capacitação para todos os comerciantes que atuarão no Parque do Povo durante os festejos juninos de Campina Grande. O evento, realizado no auditório do Seminário São João Maria Vianney, contou com a participação de proprietários de restaurantes, barracas e quiosques.
O treinamento teve como objetivo principal capacitar e estimular práticas que garantam a segurança e a qualidade d’O Maior São João Mundo, que chega aos seus 41 anos de história em celebração aos 160 anos de Campina Grande. Os comerciantes participaram de palestras e cursos ministrados por diversas entidades e instituições, abordando temas essenciais para o bom desempenho das atividades durante o evento.
Entre os palestrantes, membros do Corpo de Bombeiros se destacaram ao apresentar teorias e demonstrações práticas de segurança que são fundamentais para a prevenção de acidentes. A Polícia Militar e o Procon também marcaram presença, fornecendo orientações sobre segurança pública e direitos do consumidor.
A Gevisa e o Conselho Tutelar abordaram normas sanitárias e questões de proteção à criança e ao adolescente. E a Coordenadoria da Mulher apresentou a campanha “Forró Sim, Assédio Não”, uma iniciativa vital para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todas as pessoas.
Outro tema do evento foi a divulgação turística. De acordo com a turismóloga, Fabíola Corteze, neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) vai distribuir materiais informativos para os comerciantes ajudarem a divulgar os pontos turísticos da cidade. Fabíola e a guia turística Kelly Borborema apresentaram diversos pontos turísticos, além dos eventos em equipamentos privados que acontecerão durante o mês de junho, na cidade.
“Nós estamos passando conceitos do turismo para que os comerciantes atraiam o público para aproveitar tudo o que temos na cidade. É importante todos saberem o que são atrativos turísticos, caprichar no atendimento ao cliente, adquirir essas técnicas de como encantar, saber ouvir e antecipar os possíveis problemas”, ressaltou Fabíola.
A Secretaria de Assistência Social de Campina Grande (Semas) também participou, promovendo discussões sobre combate ao racismo e à LGBTfobia, reforçando o compromisso com a diversidade e inclusão. Empresas parceiras como BrasilGás, Farinha Láctea, Maggi, Cielo e Sync Bar ofereceram diretrizes específicas para o manuseio de produtos e serviços durante os festejos.
Segundo os organizadores do evento, esse momento de capacitação é de extrema importância para estimular práticas responsáveis e fomentar o setor econômico de Campina Grande. O Maior São João do Mundo é um motor econômico significativo para a região, atraindo turistas e gerando emprego e renda. A capacitação dos comerciantes, portanto, é uma peça-chave para o sucesso do evento, contribuindo para que a festa ocorra de forma organizada, segura e inclusiva, refletindo positivamente no desenvolvimento econômico e social de Campina Grande.
“Este ano, nós, da Arte Produções, estamos melhorando nossos serviços baseados pelos seus pedidos, pelas reivindicações de quem vende durante a festa. Por causa dessa reorganização, até a sexta-feira, 24, todos os pontos comerciais serão entregues. Estamos com a Energisa no Parque do Povo todos os dias, numa tenda. Cinco pontos de energia estarão disponíveis para assistir aos comerciantes. Outro ponto que seguimos as orientações foram as pulseiras e os crachás que dão acessos às partes do evento, tanto na arena show, quanto na arena cidade. A Arte Produções tem implantado o nosso jeito de empresa no layout, no depósito e em várias questões somente para atender melhor às necessidades de todos que utilizarem o Parque”, afirmou Monique Fernandes, produtora executiva da Arte Produções.
Codecom