Kubitschek Pinheiro
Nesta sexta-feira (24) a Rádio Independência FM de Catolé do Rocha chega aos 39 anos no ar, tendo sido instalada no município de Catolé do Rocha, em 24 de maio de 1985, pelo então deputado Francisco Evangelista.
O nome Independência, já diz tudo. Uma Rádio que nasceu do posicionamento politico do então deputado, hoje escritor e empresário Francisco Evangelista, que fez muito por Catolé, político sem macula nenhuma.
Foi a primeira emissora da cidade em radiodifusão na microrregião criada para servir ao povo de Catolé do Rocha, que passou a então a ter voz na Rádio Independência.
Segundo o diretor-presidente, Francisco Evangelista, a rádio foi criada nesse sentido, um microfone aberto ao público, sem nunca precisar do poder público para seu funcionamento diário.
“Eu pensei e idealizei a Rádio Independência, focado na comunicação e que seu espaço fosse democrático. Tenho orgulho ter visto a Rádio Independência crescer e saber que sua audiência cresceria junto, chegando a muitas cidades sertanejas”, comentou Evangelista.
A Rádio Independência FM de Catolé do Rocha, que em 2025 chegará aos 40 anos, sempre primou pela credibilidade em sua função e sua programação toda direcionada ao público em geral com boa programação em notícias locais, regionais, estadual, nacional e internacional, com viés de entrevistas ao vivo e com participação dos ouvintes através do telefone aberto.
A Rádio Independência acompanha a modernidade, com programas que podem ser vistos e ouvidos pelos celulares do mundo. Uma emissora que sempre se identificou com Catolé do Rocha e sua região. Esteve na vanguarda das grandes lutas democráticas, assumindo a posição de porta-voz do interesse público e pela construção da cidadania. Por isso é considerada como um patrimônio de Catolé do Rocha.
Ondas sonoras
Suas ondas sonoras cobrem mais de 40 cidades, desde Catolé do Rocha, Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Lagoa, Pombal, Paulista, São Bento, Mato Grosso, Jericó, Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Condado, Vista Serrana, São Bentinho,Coremas, Malta – (todas no Estado da Paraíba.) Além de João Dias, Antônio Martins, Alexandria, Patú, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Janduís, Serrinha dos Pintos, Martins, Jardim de Piranhas, Umarizal, Tenente Ananias, Serra Negra do Norte, Pilões, Rafael Godeiro, Pau dos Ferros, José da Penha, Marcelino Vieira, Currais Novos, Campo Grande, Apodí, Caraúbas, Messias Targino, Olho D’água dos Borges, São Francisco do Oeste e Umarizal, Campo Redondo – (todas no Estado do Rio Grande do Norte.)
Há 39 anos no ar, a emissora contempla o público jovem, adulto, terceira idade, evangélicos, católicos, tanto da zona urbana quanto da zona rural, ou seja, uma diversidade de público existente no mercado regional.
A Rádio Independência passou por reformas para se adequar ao processo de migração para FM, operando na Frequência 94,7 Mega-hertz , com tecnologia de ponta e se tornou uma das mais potentes Rádio FM do sertão.
“Eu faria tudo novamente. Como jornalista, tenho orgulho da Rádio Independência, que está aberta, no ar, para informar e ser cada dia mais sintonizada com os ouvintes, seu público fiel”, concluiu Evangelista
A Rádio Independência FM está localizada na Rua Manoel Pedro Nº 304 , 1º Andar, no centro de Catolé do Rocha – PB.