O governador João Azevêdo comemorou, em rede social, projeção do Banco do Brasil de que o PIB da Paraíba irá crescer +4,7% este ano, significando o maior crescimento do país. “Mais uma boa notícia, que é resultado do trabalho de uma gestão eficiente, que faz da Paraíba um lugar cada vez melhor para investir e se viver”, pontuou o governador. A taxa de expansão da economia paraibana será mais que o dobro do país neste ano(2,2%) e, também, sobre a Região Nordeste (2,1%). Os dados e projeções constam do estudo publicado pelo Banco do Brasil neste mês de maio, via “Resenha Regional de Assessoramento Econômico”.
No ranking das projeções com os maiores crescimentos econômicos para o ano de 2024 estão, além da Paraíba, os Estados de Tocantins, Amapá, Maranhão e o Distrito Federal. Já o Mato Grosso é o único Estado com previsão de queda no PIB. Nos três setores analisados pelo Banco do Brasil, que serviram de base no estudo para projeção do crescimento em 2024, a Paraíba apresentou taxas superiores às médias do Brasil e da Região Nordeste. Por exemplo, no PIB de Serviços, que concentra a maior força da economia, incluindo comércio e administração pública, a Paraíba terá um crescimento de 4,5% este ano, enquanto a média do Brasil será de 2,4% e a do Nordeste de 2,6%, conforme o estudo.
No PIB da indústria, a Paraíba, com expansão de 5,9%, também terá uma média maior que a do Brasil e do Nordeste, que estarão empatados com3,2%. No PIB agropecuário, o setor paraibano terá a maior taxa de crescimento (7,6%), enquanto o Brasil -2,3% e o Nordeste, com – 2,9% estão com projeções de queda. Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, o estudo técnico do Banco do Brasil “evidencia que a gestão do governador João Azevêdo está no caminho certo e que essa projeção não surpreendeu o nosso governo, diante da gestão fiscal e financeira, avaliadas por instituições nacionais independentes, e das pesquisas publicadas pelo IBGE e pelo Caged dos setores como comércio, serviço e emprego.
Ele lembrou que por três anos consecutivos a gestão fiscal e financeira do governo da Paraíba tem recebido da Secretaria do Tesouro Nacional a chamada CAPAG A (Capacidade de Pagamento A) e da Standard & Poor’s Services, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, notas máximas em suas avaliações de capacidade de pagamento, poupança corrente e liquidez. Em 2024, por exemplo, a nota da S&P Global Rating ratificou pelo quarto ano consecutivo a eficiência da gestão fiscal do Estado, concedendo a nota de triplo AAA+, a maior nota para um ente subnacional. Ou seja, não apenas o governo está fazendo o dever de casa nesta gestão mas potencializando indicadores que garantem, com o nosso esforço e empenho, a ampliação da implementação de políticas públicas para a população, mas, também, nos investimentos, com recursos próprios, nas áreas estruturantes do Estado, como, por exemplo, estradas, segurança hídrica e no Porto”.
Marialvo acrescentou que “o melhor ainda está por vir em nosso Estado”, explicando que a política fiscal e os novos investimentos públicos e privados deverão garantir um crescimento sustentado do Estado não apenas em 2024 mas nos próximos anos.