O CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), terá uma base de monitoramento no Parque do Povo, na edição 2024 do Maior São João do Mundo. O objetivo principal é fazer o monitoramento e verificar possíveis rumores de surtos de doenças transmissíveis, a exemplo de: Covid, Mpox, Arboviroses entre outras.
Em caso de qualquer constatação, o Ponto Focal de Campina Grande envia imediatamente a notificação para o Cievs Nacional, e cria um plano de ação setorial para manter a população segura. Além do Parque do Povo, ponto principal da festa, o Cievs estará fiscalizando e orientando os forrozeiros nos distritos e demais locais onde estarão acontecendo as festividades em Campina Grande.
Outra ação importante do Cievs, são as visitas nas rodoviárias da cidade e no aeroporto, onde haverá conscientização e orientação para os turistas que chegarão na até o término das festividades juninas. A base do Cievs no Parque do Povo fica localizada no TELÉGRAFO, funcionará de quarta a domingo e poderá ser visitada por qualquer pessoa, seja para conhecer melhor o serviço, tirar dúvidas ou informar algum rumor.
O coordenador do Cievs Campina Grande, Miguel Dantas, ressaltou a importância de ter esse Ponto Focal na cidade. “Campina Grande é uma das poucas cidade do interior do Brasil que tem uma base do Cievs, justamente por conta dos eventos de massa que realizamos, com destaque para o Maior São João do Mundo. Nessa perspectiva, vamos estar atentos a qualquer rumor que aconteça durante esse período, para que possamos agir rápido e manter a população sempre segura”.
Codecom