Kubitschek Pinheiro
Já está montado no Centro Universitário UNIESP o “Castramóvel” a serviço da comunidade. O equipamento que realiza cirurgias de castração em cães e gatos já está funcionando. Detalhe – O serviço está disponível até o dia 15 deste mês de junho e pode ser agendado por aplicativo de celular. Estacionado e operando na lateral do Bloco Central do UNIESP, serviço, que é oferecido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de João Pessoa.
Segundo a coordenadora de Curso de Medicina Veterinária, professora Paula Fernanda, o Castramóvel é uma iniciativa admirável e essencial que promove a castração de animais de cães e gatos, de maneira acessível e eficiente.
“Essa ação tem diversos benefícios tanto para a saúde dos animais quanto para a população. A castração reduz o risco de certas doenças, como câncer de mama e infecções uterinas em fêmeas, e câncer de testículo em machos. Animais castrados tendem a ser menos agressivos e menos propensos a fugir ou marcar território. Controla a superpopulação de animais de rua, diminuindo o número de animais abandonados e o sofrimento associado a isso. Menos animais de rua significa menos riscos de zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para humanos” esclarece a professora Paula Fernanda.
O trailer do “Castramóvel” tem o seu interior adaptado para realização de cirurgias de esterilização (castração), e possui quatro ambientes internos, com sala de pré-operatório, sala de paramentação, centro cirúrgico e sala de pós-operatório. Cabe ao tutor ficar responsável pelos cuidados pós-cirúrgicos, como medicação e roupa cirúrgica quando necessário.
O Castramóvel leva esses serviços a comunidades que não tenham fácil acesso a clínicas veterinárias, tornando a castração acessível a pessoas de todas as classes sociais. “Isso é especialmente importante em áreas rurais ou bairros de baixa renda. Ao realizar a castração de maneira acessível, o castramóvel contribui significativamente para o bem-estar animal e para a harmonia entre os humanos e seus pets, promovendo uma convivência mais saudável e equilibrada”, justifica a professora.
Para solicitar a esterilização de seu pet, o tutor deve solicitar através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, disponível para Android, IOS e no site da prefeitura municipal de João Pessoa. Os agendamentos devem ser feitos por pessoas maiores de 18 anos, residentes na capital paraibana. Após preenchimento dos dados, o dono do bichinho deve aguardar o contato dos técnicos da Diretoria de Bem-Estar Animal da SEMAM.
Agendar e animal em jejum – A coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIESP, professora Paula Fernanda lembra que “qualquer pessoa pode levar seu animal para a castração, mas é necessário agendar previamente pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. No dia da cirurgia, o animal deve estar em jejum de 12 horas de alimentos e 6 horas de água. É obrigatório trazer a roupa cirúrgica; os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas, e os cães devem estar de guia e coleira”.