Nonato Guedes
O deputado Murilo Galdino, do Republicanos, que se investiu recentemente como líder da bancada federal da Paraíba, disse, em entrevista à rádio Arapuan, que cogita articular uma reunião dos parlamentares com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discussão e encaminhamento de reivindicações de interesse do Estado. Segundo informou, algumas demandas tratam da continuidade de obras da transposição do rio São Francisco, alcançando simultaneamente regiões do interior da Paraíba e de Pernambuco e viabilizando soluções que possam respaldar projetos de interesse coletivo. Uma das principais bandeiras do mandato de Murilo, desde o início, tem sido a conclusão da adutora do Pajeú, que irá beneficiar cerca de 11 municípios. Ele afirmou ter conversado diretamente com o presidente da República a respeito durante uma viagem de avião, integrando comitiva oficial.
De acordo com Murilo, é necessário o aporte de R$ 70 milhões em recursos para que a empresa possa concluir o serviço até o município paraibano de Taperoá ainda neste ano, e seu interesse é o de engajar a bancada federal paraibana na concretização da demanda mediante gestões junto ao presidente da República. Mas o líder da bancada federal ressalta que há outros pleitos igualmente relevantes que precisam ter uma resposta proativa da parte do governo do presidente Lula, mencionando como exemplo a luta pela triplicação da BR-230 entre Cabedelo e Oitizeiro, em João Pessoa. As obras, nesse trecho, foram paralisadas, criando uma situação de descontinuidade diante dos avanços que já haviam sido registrados e, também, do volume de recursos liberados. Salienta que esta é uma demanda de máxima importância, cobrada pela sociedade e diante da qual o poder público estadual e os representantes da classe política devem manter-se mobilizados até o seu desideratum, pelos benefícios que trará no sentido de desafogar o trânsito de veículos pesados, facilitando o fluxo por áreas estratégicas do Estado da Paraíba.
O deputado Murilo Galdino destacou como importante o sentimento de unidade que, segundo ele, reina entre deputados federais e senadores da Paraíba quando do debate de pautas que interessam à população. “Não há divisionismo nem divergência política-partidária ou ideológica que atrapalhe o esforço comum em favor da Paraíba. Deputados e senadores unem-se com verdadeiro espírito público para proporcionar conquistas urgentes e necessárias em favor do povo”, salientou, acrescentando que a representação política do Estado vive uma das suas melhores fases, com a ocupação de espaços em Brasília, quer seja de liderança de bancadas, quer seja de comando de comissões estratégicas e influentes, passando pelo exercício de funções na Mesa Diretora do Senado, onde o emedebista Veneziano Vital do Rêgo é o primeiro vice-presidente, reeleito. Lembrou que a senadora Daniella Ribeiro, do PSD, até há pouco presidia a Comissão de Orçamento do Congresso, dispondo de um lugar de fala privilegiado para trabalhar em favor do Estado e do país e de espaços para alocar recursos que viabilizem projetos sociais importantes.
O líder da bancada federal paraibana considera valioso, por outro lado, o trabalho desenvolvido pelo governador João Azevêdo e por sua equipe com vistas a assegurar a manutenção do equilíbrio fiscal, o que tem conferido ao Estado notas elevadas no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional. Para Murilo Galdino, a vigência de um cenário financeiro equilibrado, com as contas em dia e com recursos em caixa para investimentos, possibilita a preparação da Paraíba para obter concessões na destinação de obras estruturantes. O parlamentar lembrou que o governo federal comprometeu-se a assumir a execução de algumas das obras, incluindo-as na agenda do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, e que cabe, tanto ao governador João Azevêdo como aos representantes na Câmara e no Senado, a cobrança sistemática para que se dê partida aos empreendimentos, superando entraves burocráticos que porventura existam. Também destacou que esse papel compete à Assembleia Legislativa e a prefeituras como as de João Pessoa e Campina Grande, diante da perspectiva de concentração de obras nessas duas cidades.
O deputado Murilo Galdino avalia que as eleições municipais para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, este ano, serão decisivas para dimensionar a radiografia da força dos partidos políticos e das lideranças nos municípios e poderão vir a ter reflexos inevitáveis nas eleições gerais de 2026. Garantiu que o Republicanos está preparado, com um contingente expressivo de candidatos competitivos a prefeito em diferentes regiões da Paraíba e previu que haverá engajamento maciço por parte das principais lideranças que compõem o partido. Ele admitiu que está em curso uma estratégia do Republicanos, presidido pelo deputado federal Hugo Motta, para assumir posição de protagonismo nas eleições majoritárias de 2026, mas que as definições serão tomadas no momento certo. Por fim, defendeu que o governador João Azevêdo seja candidato ao Senado pelo PSB, ressalvando, porém, que esta é uma decisão estritamente pessoal que cabe ao chefe do Executivo avaliar quando julgar oportuno.