Nonato Guedes
A “Rede Paraíba de Comunicação”, um conglomerado que envolve emissoras de TV como a Cabo Branco, afiliada da Rede Globo, põe-se, mais uma vez, na vanguarda do debate dos acontecimentos relevantes para a sociedade, ao realizar na manhã de hoje, em João Pessoa, o evento “Rede Paraíba nas Eleições”, com especialistas nacionais, incluindo profissionais de renome como a jornalista Andréia Sadi. Haverá oportunidade para uma abordagem de temas polêmicos e de inovações que comporão o enredo da disputa municipal, a exemplo do uso de recursos da Inteligência Artificial na propaganda de candidatos, bem como a questão das “fake news” que já foi agitada nas eleições de 2022. São assuntos que vêm preocupando autoridades do Poder Judiciário, a exemplo da ministra Cármen Lúcia, que voltou a ser empossada na presidência do TSE, diante do clima de polarização ideológica que levou um ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, não reeleito, a questionar perante a comunidade internacional a eficácia do sistema eleitoral eletrônico no Brasil, não obstante ter participado de todas as eleições em que já vigorava a novidade.
Andréia Sadi, Erik Figueiredo, Bruno Teixeira de Paiva e George Marmelstein Lima, expositores dos painéis organizados, procurarão contribuir com informações e esclarecimentos para uma melhor compreensão do cenário eleitoral e econômico do país, como as análises e interpretações das disputas pelo Brasil até os temas recentes que estão no radar das polêmicas. Tatiana Ramos, gerente de Conteúdo da Rede Paraíba, resume a ópera: “Nosso objetivo é proporcionar uma visão abrangente e qualificada sobre o cenário político e jurídico das eleições municipais de 2024. Queremos reunir opiniões diversas de experientes profissionais que são referência em suas áreas, com uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades que se apresentam aos municípios e os impactos nas próximas disputas de 2024 e 2026”. De acordo com Tatiana, o evento também promoverá momentos de networking e troca de experiências entre os participantes. Ela assinala: “Temos certeza que os debates promovidos durante o evento contribuirão para a formação de uma opinião pública mais informada e crítica sobre os processos eleitorais”.
O tema chama a atenção de profissionais de imprensa, profissionais do Direito, equipes de marketing e de assessoria de pré-candidatos às próximas eleições, face à cobrança sistemática por maior transparência do processo eleitoral e, também, pela igualdade de disputa, evitando-se episódios de discriminação ou de favorecimento ilícito e privilegiado a postulantes e os respectivos partidos políticos pelos quais concorrerão ao pleito. Apresentadora da Globonews, a jornalista Andréia Sadi tem vasta experiência em cobertura política e seu enfoque versará sobre o cenário político-eleitoral deste ano, com uma análise aprofundada das expectativas e tendências para o pleito em todo o território nacional, enfatizando os principais atores políticos, as coalizões partidárias e os possíveis reflexos das eleições na conjuntura nacional. Ela é conhecida por sua habilidade em analisar cenários políticos complexos e por seu acesso a informações privilegiadas nos bastidores da política brasileira, cabedal que lhe permite trazer impressões, análises e interpretações dos efeitos da polarização nas campanhas nacionais.
Outro destaque do evento será Erik Figueiredo, economista, ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e atual diretor do Instituto Mauro Borges, de Goiás. Figueiredo discutirá os “Desafios e Oportunidades Econômicas das Cidades”, trazendo uma visão econômica sobre o impacto das eleições nos municípios. Em sua apresentação no “Rede Paraíba nas Eleições”, o especialista paraibano versará sobre importantes pontos dos desafios econômicos das cidades, adoção de políticas públicas, com foco nas oportunidades que os municípios paraibanos e brasileiros têm na geração de fontes de receita para diminuir a dependência dos repasses federais. Com sua experiência, ele explora temas como gestão fiscal, atração de investimentos, geração de empregos e políticas públicas. Sua atuação como ex-presidente do Ipea e diretor do IMB lhe confere uma perspectiva única sobre os desafios econômicos enfrentados pelos municípios e as oportunidades que podem despontar com as eleições de 2024, como prevê a organização do evento.
Uma parte importante do evento será dedicada à discussão sobre o uso de tecnologias avançadas no processo eleitoral com uma palestra conjunta de George Marmelstein Lima, juiz federal e juiz auxiliar da Corregedoria Geral Federal do Tribunal Superior Eleitoral, e Bruno Teixeira de Paiva, juiz federal e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O tema abordado será justamente o uso da Inteligência Artificial nas Eleições de 2024. O Projeto Eleições 2024 marca o início da cobertura das disputas eleitorais pelo maior e mais importante grupo de comunicação do Estado. Laerte Cerqueira, editor geral de Jornalismo da Rede Paraíba, afirma que a Rede Paraíba reafirma o seu compromisso com a qualidade da informação e com a promoção das discussões que contribuam para o fortalecimento da democracia. “Este evento também destaca a relevância de se preparar para as eleições de forma consciente e informada, considerando os múltiplos aspectos que influenciam o processo eleitoral”, salientou.
Tem grande relevância o debate que a Globo Paraíba realizará sobre o processo eleitoral. Outras redes de TV deveriam fazer o mesmo. A Record, por exemplo, ao invés de noticiar fatos e análises reais, consolidou-se como disseminadora de mentiras no espaço ocupado pelo limitado público evangélico.