Em sessão especial, a Câmara Municipal de João Pessoa homenageou a Defensora Pública Maria dos Remédios Mendes com o título de Cidadã Pessoense. A sessão, proposta pelo vereador Marcos Henriques, do PT, foi prestigiada por amigos, colegas de trabalho e familiares da homenageada, que é natural da cidade de Sousa. Na justificativa, o vereador Marcos Henriques disse que Maria dos Remédios não se limitou apenas ao exercício da sua função, mas se especializou em diferentes áreas, destacando, sobretudo, a sua luta pelos direitos humanos.
– Ela compra causas dignas da cidadania, da diversidade, e isso me faz perceber uma cidadã de Sousa, radicada há muito tempo em João Pessoa, e toda a contribuição que ela dá a esse debate, um debate corajoso sobre a diversidade sexual e religiosa. Esse espírito cidadão da doutora Maria dos Remédios Mendes me fez propor à Câmara Municipal o título de Cidadania, que representa um momento de reconhecimento a toda a sua bagagem e contribuição para a nossa sociedade – enfatizou Marcos Henriques.
O suplente de deputado federal Raniery Paulino afirmou que a doutora Maria dos Remédios é uma pessoa que tem postura e inspira a sociedade a seguir o modelo, o exemplo. “É um patrimônio paraibano e não poderia ficar apenas em Sousa, porque ela tem um trabalho social muito importante na saúde, na defesa dos direitos sociais e na diversidade. É uma mulher guerreira, forte e que nos inspira a seguir”, acrescentou.
O Defensor Público Elson Pessoa de Carvalho considerou justa a homenagem recebida pela doutora Maria dos Remédios. “Tê-la nos quadros da Defensoria Pública nos enche de orgulho, pois ela representa o que há de mais nobre na defesa dos direitos humanos, nos rendendo honrarias com selos iguais na defesa da diversidade e muitas outras que certamente virão. Ao homenageá-la, a Câmara Municipal de João Pessoa reconhece seus inestimáveis serviços à nossa Capital, através da Defensoria Pública, e enaltece a fibra de uma mulher que se confunde com a própria luta por uma sociedade mais justa e fraterna”, pontuou Madalena Abrantes, Defensora Pública Geral da Paraíba.
A professora doutora Fátima de Souza, da Universidade de Brasília, disse que Maria dos Remédios é exemplo vivo da força e da resiliência da mulher sertaneja. “Além da atuação profissional exemplar, ela tem sido inspiração para muitos e muitas, mostrando que é possível conciliar a vida profissional e pessoal de forma equilibrada e que é possível construir um mundo mais justo e solidário, em todas as esferas da vida pública”, frisou. Maria dos Remédios agradeceu, emocionada. “Receber tamanha honraria faz meu coração entrar em estado de poesia. Quanto orgulho por esse pertencimento, um grande presente. Para chegar à patente de pessoense, andei por estradas, bebi em diversas fontes da sabedoria, das filhas de Santa Teresa, de quem sou filha de coração. Viva João Pessoa”, manifestou a homenageada.