Kubitschek Pinheiro
Como faz todos os anos, o prefeito Dr. Joni Oliveira e a primeira-dama de Salgado de São Félix, Auxiliadora Lacerda Oliveira, promovem a festa junina da cidade, com apresentações juninas e concurso das quadrilhas das escolas municipais. Haverá premiações. Será no dia 21, próxima sexta-feira no Ádrio da Igreja Matriz de São Félix de Cantalice. O evento é uma parceria das secretarias de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação sob o comando Igor Neves e Auxiliadora Oliveira.
O mês é todo dedicado as festividades juninas. Já passaram a Festa de Santo Antônio que aconteceu em três lugares – Sítio Canto Alegre, Sítio Covão e Sítio Pau D’arco. Em Canto Alegre a festa acontece durante o período de 13 dias – denominado trezena – onde nesses dias acontecem missas, a procissão de Santo Antônio e a festa social com bandas, parque de diversão e barracas.
No Sítio Covão, a festa se manifesta também com a trezena, tendo seu encerramento com a procissão de Santo Antônio e um leilão colaborativo. No Sítio Pau D’arco acontece a festa popularmente conhecida como ”Festa da Pedra”, também reverenciando Santo Antônio iniciando com uma procissão em Pirauá (PE) e fecha esse ciclo com uma missa no alto da Pedra do Bico, em Pau D’arco. A animação é grande, pois com bandas, trilhas de motocross, feira típica e rapel.
A Pedra do Bico, segundo o secretário Igor Neves, está localizada na divisa entre Salgado de São Félix e Natuba, por isso a relação com a região do Pirauá em Pernambuco. “Atualmente a Pedra do Bico encontra-se protegida como patrimônio histórico pela Lei Orgânica do Município de Salgado de São Félix – Lei Nº 145/1990, sancionada pelo prefeito José Luiz Neto. A Secretaria de Cultura e Turismo sempre está participando da organização desses eventos com as comunidades locais”, lembra o secretário Igor Neves.