Em sessão especial realizada ontem e proposta pelo deputado Chió, a Assembleia Legislativa da Paraíba discutiu a adoção de práticas inovadoras na educação, reconhecendo o trabalho e o esforço dos profissionais de educação na busca da melhor formação dos alunos. Na oportunidade, foram entregues comendas a agremiações para os vencedores do Projeto “Inova Educação”, edição 2024.
O projeto é uma iniciativa do gabinete do deputado Chió, que premia práticas inovadoras na educação, através da destinação de emendas parlamentares impositivas, viabilizando o desenvolvimento de projetos inovadores. Ao justificar sua propositura, o deputado argumentou que a inovação na educação é uma indutora de mudanças nos sistemas educacionais, produzindo alunos que se tornam agentes transformadores da sociedade, buscando conhecimentos e estimulados por novas experiências pedagógicas, sob a orientação de professores que são peças fundamentais na transformação do cenário educacional.
Chió explicou ainda que na edição deste ano, além da educação formal das escolas públicas, estaduais e municipais, também participaram projetos de educação que envolveram ONGs, associações, outros profissionais da educação informal. “Foram mais de 60 iniciativas da Paraíba inteira, que chegaram ao nosso gabinete. E neste ano pudemos proporcionar uma premiação de R$ 200 mil para que sejamos coerentes em destinar, de forma democrática, as emendas impositivas do nosso mandato para iniciativas de educação que são importantes demais para o nosso Estado”, finalizou.
A executiva Eliza Lima, coordenadora geral do Prêmio Inova Educação, disse que a realização desta edição de premiação é “uma sensação de muita gratidão e de muito acolhimento aos professores e a educação paraibana”. E acrescentou: “A gente sente que por trás de toda essa estrutura, esse sistema educacional, existe o professor, que luta juntamente com o aluno para que esses aprendizados, esses saberes, aconteçam de verdade”.