O governador João Azevêdo abriu oficialmente, ontem, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a Caravana da Rede Cuidar 2024. Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, a ação será iniciada na próxima segunda-feira, no município de Monteiro, no Cariri paraibano, e segue até o dia 13 de julho, levando para 13 municípios de diversas regiões do Estado atendimentos médicos especializados em cardiopediatria, pediatria e ortopedia com equipes multidisciplinares.
A iniciativa conta com o trabalho de 80 profissionais, a maioria voluntários (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e odontólogos). Este ano a caravana contará mais uma vez com a parceria do Complexo Pediátrico Arlinda Marques e da Universidade Federal da Paraíba. O governador João Azevêdo ressaltou que a Rede Cuidar representa mais uma ação preventiva em favor das pessoas, promovida pela gestão estadual, “que faz um trabalho de inclusão social, efetivando a qualidade do serviço público oferecido à população”. Disse que o Estado avançou muito na assistência à saúde, com a melhoria da sua estrutura, construção dos Hospitais da Mulher de João Pessoa, de Campina Grande e do Sertão, e do Hospital de Trauma do Sertão, além das policlínicas de João Pessoa e Campina Grande que serão abertas. “Também implantamos o Opera Paraíba e o Coração Paraibano e a Rede Cuidar é um projeto belíssimo e que desde 2019 é feito totalmente por equipes do nosso Estado”, acrescentou.
O secretário de Estado da Saúde, Arymatheus Reis, destacou o empenho das equipes da Rede Cuidar para fortalecer a assistência já prestada nas unidades hospitalares e por telemedicina. “Vamos consolidar as ações que são realizadas o ano inteiro porque a caravana simboliza a Rede Cuidar, que tem ambulatórios em todos os hospitais, tem Telemedicina, telelaudo e leva assistência especializada para pacientes pediátricos e cardiopatas no interior do Estado”, frisou.