Reportagem do Jornal O Globo desta terça-feira (2) revela que o PT decidiu lançar candidatura própria em João Pessoa porque, entre outros motivos, não emplacou o vice de Cícero Lucena.
“O atual prefeito quer priorizar outros aliados locais para sua tentativa de reeleição e acabou preterindo os petistas, que avaliam lançar o ex prefeito Luciano Cartaxo”, diz o jornal O Globo. Abaixo a matéria:
Na cidade há uma intensa disputa interna no partido. A divisão chega ao ponto de o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo, divergir da posição de candidatura própria. Mesmo assim, o PT em âmbito nacional mantém a intenção de concorrer este ano.
A direção nacional deverá confirmar hoje o apoio a Cartaxo como pré-candidato. Por outro lado, os outros dois partidos da federação com os petistas, PV e PCdoB, divulgaram nota em que dizem apoiar Lucena.
Quando a prefeitura foi alvo, em maio, de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura um esquema de corrupção, a ala do PT favorável à candidatura própria conseguiu se fortalecer e emplacar junto à direção nacional a tese de ter um candidato petista. Ricardo Coutinho (PT), ex governador da Paraíba, é um dos que é favorável a lançar Cartaxo. Por outro lado, o presidente do PT na Paraíba disse em entrevista à imprensa local que não irá fazer campanha para Cartaxo, embora acate a decisão nacional.