O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, prestigiou, nessa segunda-feira (1) em João Pessoa, juntamente com o governador João Azevêdo, a adesão da Paraíba ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Novo Viver Sem Limite). Na solenidade, o ministro ressaltou a importância da atuação conjunta no âmbito do plano coordenado pela sua Pasta. Disse que o plano prevê a participação popular nas decisões tomadas em esferas de governo, tecnologia assistida, programas de trabalho, emprego e renda e combate ao capacitismo. “A Paraíba se integra a um grande esforço nacional para que essas pessoas tenham sua dignidade garantida pelo Estado Brasileiro”, acentuou.
O titular da Pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania agradeceu a todo o povo paraibano, “que, sem dúvida nenhuma, vai dar exemplo fundamental na concretização de uma política pública de alcance nacional e que efetiva uma política de cuidado tão importante para todos os brasileiros e brasileiras”. O governador João Azevêdo, por sua vez, destacou que a parceria entre os governos é um caminho extremamente necessário. Salientou que o plano foi pensado há algum tempo mas não havia sido posto em prática. “Agora, através das suas mãos, esse plano chega verdadeiramente para cumprir o seu papel”, comentou, referindo-se a Sílvio Almeida. Acrescentou o governador que a Paraíba já vem realizando um trabalho e iniciativas no segmento, “mas é preciso que mais mãos estejam unidas na busca de uma política de inclusão, de respeito com as pessoas que têm deficiência – e esse é um papel do Estado”.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do ministério, Anna Paula Feminella, conselheiros estaduais e municipais dos direitos das pessoas com deficiência, gestores, lideranças representativas do segmento e movimentos sociais também prestigiaram a solenidade. Além da Paraíba, outros três Estados aderiram à política pública: Piauí, Bahia e Maranhão. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência conta com investimentos de R$ 6,5 bilhões e tem cerca de 100 ações divididas em quatro eixos de atuação.