Finalizados os 33 dias de festa no Parque do Povo, durante O Maior São João do Mundo, o pronto-socorro da Prefeitura de Campina Grande contabilizou um total de 2.444 atendimentos. Desse número, 78 pessoas precisaram ser transferidas para unidades hospitalares, o que representa apenas 3,2% de todo o total de atendimentos.
A maioria dos casos atendidos foi de pessoas com sintomas e queixas simples, como vertigem, desidratação, pequenas quedas, oscilação da pressão arterial, embriaguez, mal-estar, crises de ansiedade, surtos psicóticos, crises epilépticas, entre outros. Já em Galante, foram 146 atendimentos e 8 transferências, a maioria de turistas. O pronto-socorro no distrito segue funcionando nos próximos dois fins de semana, período da festa.
Outras iniciativas da Secretaria de Saúde contabilizam várias ações no Maior São João do Mundo. A Vigilância em Saúde distribuiu mais de 30 mil preservativos masculinos e 6 mil femininos para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. A Vigilância Sanitária apreendeu cerca de 300 cigarros comercializados irregularmente e 464 cigarros eletrônicos, que têm a comercialização proibida no Brasil. A Ação Intersetorial de Proteção a Crianças e Adolescentes abordou 1.223 famílias e atuou em 1.720 casos de crianças no Parque do Povo.
“Estamos muito felizes com o resultado positivo das ações de saúde nessa edição, que foi a maior de todos os tempos e a que teve mais ações da saúde também. Somos muito gratos a todo o time da Saúde, que contou com mais de 400 pessoas diretamente envolvidas no trabalho de São João”, disse o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior.
O pronto-socorro do PP foi equipado com 21 leitos e quatro ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde prestaram assistência no espaço da festa. Além disso, seis equipes volantes com maqueiros e enfermeiros ficaram circulando pelas áreas do Parque do Povo para socorrer as pessoas nos casos necessários. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Regional Campina Grande) também foram mobilizadas.
Codecom