O governador João Azevêdo presidiu, ontem, a solenidade de promoção de 138 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba – a maior da história da instituição, que tem 107 anos de existência. A solenidade, realizada no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado, marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro Militar. Foram promovidos 11 tenentes-coronéis, 29 majores, 48 capitães e 50 primeiros-tenentes.
Ao receber diversas homenagens da corporação durante a solenidade, o governador destacou os investimentos que as forças de segurança têm recebido da sua administração, o que tem permitido com que cada vez mais se aproximem da população. Referiu-se à constante valorização que o seu governo tem dado a quem cuida da segurança da população paraibana. “E esse trabalho de valorizar o Corpo de Bombeiros exigiu alteração de legislação para que pudéssemos desbloquear cargos e patentes dentro do Corpo de Bombeiros, essa instituição que é extremamente respeitada pela população. Isso tornou possível essa promoção. Mas essa ação continuará porque desde o início da gestão já são mais de 1.700 promoções dentro do Corpo de Bombeiros. Estamos fazendo concurso público para mais de 200 bombeiros, um trabalho que o Estado tem feito para estruturar todas as forças de segurança, e o Corpo de Bombeiros não fica fora desse processo”, observou, destacando outras ações, como a construção do Centro de Treinamento, que será entregue em breve.
A mais recente conquista do Corpo de Bombeiros Militar foi a aprovação da Lei Orgânica Básica da Corporação, de autoria do Poder Executivo, pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A iniciativa teve, entre outras finalidades, a expansão da corporação e o aumento das demandas relacionadas à estratégia, à tática de operacionalidade para atender o que prevê a Política de Segurança Pública da Paraíba, intensificando a interiorização e garantindo atendimento à população de todo o Estado. Para o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, a promoção histórica do Corpo de Bombeiros da Paraíba beneficia todas as forças de segurança, contemplando toda a população. “Esse é um grande ato, a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros depois de uma Lei de Organização Básica aprovada”, acentuou.