O governador João Azevêdo recebeu, ontem, em João Pessoa, representantes do Fórum Paraibano da Pessoa com Deficiência “Inclusão e Cidadania”, ocasião em que destacou as políticas públicas implementadas pelo governo para contemplar o segmento e tratou da elaboração das ações que estarão inseridas no Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite II, cuja adesão do Estado foi oficializada na semana passada.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do governo de cuidar das pessoas, assegurando políticas públicas de inclusão. “Nós estamos expandindo os serviços por todas as regiões do Estado, há um conjunto de ações em andamento e vamos construir o plano Viver sem Limite com a participação das secretarias e órgãos do governo, juntamente com representantes das entidades ligadas às pessoas com deficiência e a sociedade civil para apresentar projetos mais abrangentes possíveis”, frisou.
E acrescentou o gestor: “A Paraíba foi o quarto Estado do país a aderir ao Plano Viver sem Limite e já determinamos à Secretaria de Desenvolvimento Humano e à Funad a criação de um grupo de trabalho que irá atuar junto com as entidades para elaborarmos o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e definir metas e projetos para oferecermos cada vez mais dignidade às pessoas com deficiência, para que além da saúde, elas sejam incluídas no processo produtivo, com acesso ao mercado de trabalho e geração de emprego e renda”.
A presidente da Funad, Simone Jordão, fez uma avaliação positiva dos encaminhamentos da reunião. “Tivemos uma reunião muito propositiva com o Fórum no sentido de fortalecer as políticas públicas que vêm acontecendo com as diversas ações que o governo já tem. Saímos da reunião com a determinação do governador de fazer um plano estadual para as pessoas com deficiência e vamos alinhar as ações do plano Viver sem Limites”, explicou.