Uma nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada ontem, aponta que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 54%, enquanto 43% desaprovam a gestão petista. Outros 4% não souberam ou não responderam.
No último levantamento, feito em maio, a aprovação era de 50% ante 47% que desaprovaram a administração de Lula. A nova sondagem ouviu dois mil brasileiros, entre cinco e oito de julho, em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.
Os dados apontam que a aprovação do chefe do Executivo é maior em estratos como mulheres, brasileiros com 60 anos ou mais, população que ganha até dois salários mínimos, católicos e moradores da região Nordeste. Entre as mulheres, o índice de aprovação do trabalho do presidente é de 57%, enquanto a reprovação é de 39%. Na sondagem anterior, os percentuais eram de 54% e 44%, respectivamente. Já entre os homens a aprovação passou de 47% em maio para 50% no levantamento mais recente, ultrapassando o índice de rejeição. Na Região Nordeste, a aprovação do presidente é de 69% contra 28% de reprovação.
No Sul, o percentual dos que avaliam bem o governo caiu de 47% para 43%, enquanto a rejeição variou dentro da margem de erro de 52% para 54%. Na avaliação geral, 36% consideram a gestão de Lula positiva, 30% regular, e outros 30% negativa; Os que não souberam ou não responderam somam 4%. loco, tudo que está acontecendo no Hospital Napoleão Laureano, de coisas boas e os benefícios para os portadores de câncer”, comentou Toscano