Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, do Progressistas, que disputará a reeleição em outubro, declarou que já identifica sinais antecipados de desespero por parte de seus adversários na corrida eleitoral, atribuindo tal manifestação à falta de propostas mais consistentes e até mesmo de confiança para vencer o pleito. Citou como exemplo desse cenário a recente atitude de pré-candidatos opositores que praticamente “invadiram” o Hospital Pet de João Pessoa um dia após a sua inauguração, munidos de câmeras de celulares, com o propósito de denunciar em redes sociais eventuais carências ou lacunas existentes na unidade recém-entregue e passível de serviços complementares para o seu pleno funcionamento. Avalia que a orquestração foi mal sucedida porque, seguindo o cronograma estabelecido, o Hospital Pet já oferecia os primeiros serviços, tal como testemunhado por tutores de animais que lá estiveram presentes.
Cícero Lucena considera que a ação dos adversários foi descabida e infrutífera, já que inúmeras pessoas atendidas tomaram a iniciativa de produzir depoimentos atestando a fase inicial do atendimento que foi colocado em prática por equipes da administração municipal. “A intenção foi mesmo a de tentar forjar material para Guias Eleitorais, o que comprova que os meus adversários não terão discurso concreto com que se apresentar aos eleitores”, avaliou o chefe do executivo pessoense. Vereadores ligados a pelo menos três candidatos – Ruy Carneiro, do Podemos, Luciano Cartaxo, do PT, e Marcelo Queiroga, do PL, foram ao Hospital alegando necessidade de fiscalizar ações do executivo, que é parte do papel que desempenham no legislativo. “Só que durante o restante do ano essas pessoas não procuram acompanhar as mudanças implementadas pela administração, muito menos colaborar na execução de obras que, efetivamente, beneficiam os mais carentes e outras que contribuem para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de João Pessoa. Essas pessoas aparecem de mãos vazias em termos de realizações”, justifica Cícero Lucena.
O atual prefeito sinaliza que a grande diferença entre a campanha que pretende realizar este ano e a campanha dos seus adversários está no fato de que ele tem saldo de realizações a apresentar e a defender, pelos resultados que proporcionam à população da Capital paraibana. Cícero Lucena menciona que é grandioso o volume de investimentos deflagrados em João Pessoa nos últimos anos, em parceria bem-sucedida com a administração do governador João Azevêdo (PSB). Segundo ele, há ocasiões em que o governo do Estado age com seus próprios recursos e ocasiões em que a prefeitura é quem se responsabiliza pelos investimentos. Em outras oportunidades, as ações se materializam de forma conjunta. “Tenho certeza de que a população de João Pessoa tem plena consciência da importância dessa relação de parceria para impulsionar serviços que estavam paralisados ou obras de grande dimensão que nunca saíram do papel”, relata Lucena, destacando que com sua permanência em mais uma gestão a dinâmica será intensificada em prol dos interesses coletivos.
Cícero enfatizou que também procura se valer do aporte de recursos do governo federal em setores estratégicos e importantes para a Capital paraibana, da mesma forma como tem acionado parcerias com agências de desenvolvimento internas e externas que possam alocar recursos para viabilizar empreendimentos. A sua avaliação é de que João Pessoa vive uma nova realidade, de progresso e de otimismo, em comparação com períodos administrativos recentes e que muito dos avanços transcorridos deve-se a um só tempo à parceria, que possibilita entrosamento entre gestões, e ao planejamento que caracteriza o seu terceiro mandato, focado nas necessidades prementes de João Pessoa dentro da perspectiva de chegar a um milhão de habitantes. “O nosso foco permanente tem sido o trabalho e nenhuma orquestração política-eleitoreira vai nos desviar desta meta que é fundamental para a tranquilidade do povo pessoense”, reage o prefeito Cícero Lucena. Ele está se preparando para uma viagem à França em que assinará protocolos que resultarão em mais investimentos para a Capital paraibana.
O prefeito enalteceu, mais uma vez, a colaboração do governo do Estado para com as demandas do município e exaltou o trabalho que tem sido empreendido pela sua equipe de secretários e de auxiliares de diferentes escalões. “Quando tive o voto de confiança nas eleições de 2020, analisei que se tratava de uma oportunidade para fazer João Pessoa avançar, superando outros impasses que algumas administrações não tiveram interesse ou condições de equacionar. A agenda de nossas prioridades está em consonância com o que reivindica a população pessoense e é por isto que acredito na renovação do crédito de confiança para levar adiante as propostas que temos idealizado”, concluiu Cícero Lucena. Essa conjuntura, para ele, é que provoca os “sinais de desespero” que, de sua parte, diz já ter identificado no comportamento dos que o combatem.