O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, atendendo a convite, participou, ontem, de reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Renato Martins Costa. Durante o encontro, os conselheiros trataram de vários assuntos, ligados ao sistema Tribunais de Contas, com destaque para a utilização de ferramentas que usam Inteligência Artificial (IA) e que foram desenvolvidas por técnicos do próprio TCE-SP.
O conselheiro Fábio Nogueira revelou que as duas instituições avaliam a possibilidade de intercâmbio de ferramentas desenvolvidas por elas.
O Tribunal de Contas paulista desenvolveu um mecanismo de Inteligência Artificial voltado para o aprimoramento do controle externo, baseado na mesma tecnologia do ChatGPT, que fornece soluções em texto para diferentes solicitações. A ANIA (Assistente Natural com Inteligência Artificial) foi criada para agilizar a análise de documentos em formato PDF, o que dará mais velocidade ao trabalho de auditoria. A assistente virtual é capaz de responder a perguntas específicas sobre o conteúdo dos arquivos, elaborar resumos e até mesmo categorizar documentos por tópicos.