Kubitschek Pinheiro
Na gestão de Dr. Joni Oliveira, prefeito de Salgado de Félix, saúde é prioridade. São inúmeros os serviços destinados a população – saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, saúde do Idoso, do homem e o acompanhamento da atenção básica.
O município tem o um centro de especialidades Odontológicas, com laboratório de prótese, de analises clinicas, além do serviço de Policlínica com especialistas e atendimento médico nos finais de semana.
O corpo médico abrange cardiologista, pediatra, neurologista, urologista, reumatologia, ortopedia, endocrinologista, psiquiatra, ginecologista e dermatologista.
Ainda compete a Secretaria de Saúde de Salgado de São Félix, os serviços de Ultrassonografia, equipe de Urgência e Emergência, o SAD (Melhor em Casa) e Emulti – (Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Fono).
Segundo o secretário de Saúde do município, José Gomes, o projeto Sáude de Salgado de São Félix ultrapassa a meta no atendimento à população.
“A secretaria como todo serviço público funciona suas demandas de forma remota e necessária nas suas ações. Todas as nossas equipes de Saúde da Família que são compostas por 6 unidades com os profissionais médicos, enfermeiros, cirurgião dentista e técnico em enfermagem. Temos Unidades de Saúde da Família primeiro acesso dos pacientes, temos Policlínica municipal e equipes de urgência e emergência”, registra.
Para ele, o fato de o gestor ser médico prioriza ainda essa área de Saúde. “Sim, mesmo com bastante dificuldade a coragem de arcar serviços com recurso próprios é desafiador e o gestor elevou a saúdo do município, sendo um dos que mais oferta especialista na rede municipal”.
De acordo com o secretário José Gomes, as pessoas que precisam de cirurgias são atendidas e indicadas para outros hospitais. “Após realizações de exames específicos e ter passado pelos médicos assistências e especialistas do município diagnosticado condutas operatórias o usuário é direcionado a regulação municipal que cuidará de todos os tramites até a remoção do paciente até o hospital de origem para o procedimento cirúrgico.”.
As Policlínicas do município dão assistência total a população e na maioria das necessidades são removidas para o hospital referência mais próximo da cidade de Itabaiana.
Resultados e atendimentos
No relatório de quantas pessoas passaram pela unidade de saúde no mês de junho, registra Atenção Básica Psf”s 11.915 usuários passaram pela atenção básica no mês de junho. Policlínica Municipal 4.915 atendimentos no mês de junho. Laboratório Municipal 2.121 exames realizado no mês de junho. Centro de Especialidades Odontológicas 788 pacientes passaram nas especialidades. Médicos Especialistas 1.080 consultas + exames de ultrassom com os especialistas
A população que toma medicamentos distribuídos pelo Governo se dirige a própria secretaria de saúde para que possa ser realizado os tramites legais.