O governador João Azevêdo participou, ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de entrega do título de Cidadania Paraibana a Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. A comenda foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba em setembro do ano passado e sancionada pelo chefe do Executivo poucos meses depois de o desenhista, cujos avós são paraibanos, participar da primeira edição do Imagineland. Na oportunidade, Maurício, que nasceu em São Paulo, foi representado pela filha, a empresária Mônica Sousa.
Considerado um dos maiores desenhistas e cartunistas brasileiros, a visita de Maurício de Sousa à Paraíba no ano passado teve momentos dignos de história em quadrinhos, quando conheceu familiares paraibanos graças a um trabalho do governo da Paraíba por meio da Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, um trabalho árduo de pesquisa, que recuperou uma história que começou a ser escrita em 1910 quando os avós do cartunista deixaram o Estado rumo a São Paulo. Durante a solenidade de entrega do título de Cidadania no Teatro Pedra do Reino, o governador externou sentimento de alegria pela homenagem ao criador da turma da Mônica.
– É uma alegria muito grande, neste momento, transformar Maurício de Sousa em irmão da nossa terra, ele que tem origem aqui na Paraíba. Quando a organização do Imagineland disse que Maurício seria homenageado ele fez um pedido para descobrir as origens paraibanas dele. Colocamos a Inteligência da Segurança Pública para fazer esse trabalho, que se tornou um trabalho belíssimo – disse, referindo-se ao encontro que o cartunista teve com seus familiares da Paraíba. E acrescentou: “A entrega desse título, proposto pelo deputado Eduardo Carneiro, coroa todo esse trabalho que foi feito no ano passado”.
Em mensagem de vídeo, Maurício de Sousa agradeceu a homenagem da Paraíba. Lamentou não poder estar presente mas se disse representado pela filha. Eduardo Carneiro, ao justificar a propositura, enalteceu o legado de Maurício para o Brasil e a Paraíba. “Este é um momento importante para homenagear Maurício de Sousa, que leva a cultura, o entretenimento para a população brasileira”. A empresária Mônica Sousa afirmou que, ao conceder o título de Cidadania Paraibana ao seu pai, encerra-se a história da busca de Maurício de Sousa por suas origens e seus familiares na Paraíba. “Meu pai já se sentia paraibano desde o ano passado”, contou Mônica.