A Assembleia Legislativa da Paraíba participará da Expotec 2024, que acontece nos dias 06 a 09 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa, com o tema “Sustentabilidade Digital: Inovação para um Futuro Viável”. Durante o evento, a Casa Epitácio Pessoa vai reconhecer e premiar os municípios paraibanos que se destacaram e obtiveram os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas respectivas regiões geoadministrativas, de acordo com os indicadores monitorados pela Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba.
O presidente da Casa, Adriano Galdino, ressaltou que a premiação é uma iniciativa da ALPB em parceria com diversas instituições, visando incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o Estado. “Nós teremos um stand montado no evento, onde será apresentada a plataforma da ODS-PB com os índices de desenvolvimento sustentável de cada município. No dia 09 de agosto, às 16h30, entregaremos a comenda Município Sustentável e o Selo Município Sustentável aos três municípios que obtiveram os melhores indicadores das 14 micro regiões, ou seja, serão premiados 42 municípios”, enfatizou o presidente.
A “Comenda Município Sustentável” e o “Selo Município Sustentável” no âmbito da Assembleia Legislativa constituem medidas inovadoras com o objetivo de reconhecer e premiar os gestores municipais e os respectivos municípios com os melhores índices de IDS nas regiões geoadministrativas a que pertencem, a partir dos indicadores. A ALPB recebeu este ano o prêmio Assembleia Cidadã, com o projeto do Plano de Adesão da Casa à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou o Legislativo paraibano pioneiro entre os poderes legislativos do Brasil nesta iniciativa. O projeto foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Rubens Germano e pelo ex-secretário Legislativo da Assembleia, Guilherme Benício (in memoriam).
A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em Nova York (EUA) em setembro de 2015, com a participação de 193 Estados membros.