Líderes políticos jovens participam ativamente das disputas eleitorais deste ano, concorrendo a prefeituras de municípios da Paraíba em diferentes regiões. O número de homens e mulheres com menos de 30 anos que disputarão o cargo de prefeito chama a atenção e, para os analistas, demonstra interesse da juventude pela atividade política. Em pelo menos sete municípios, o contingente de pré-candidatos revela desenvoltura na mobilização pela conquista de votos e nos discursos com que são apresentadas as propostas ao eleitorado.
Em Sobrado, Guilherme Coelho, de 24 anos, será candidato pelo PSB tendo como vice o vereador Marlon Brand. Guilherme é filho do ex-prefeito e atual presidente da Famup, George Coelho, sempre se interessou pela política e vê nela um instrumento de transformação de realidades de uma localidade e de vida. Nasceu em João Pessoa, é solteiro, produtor rural e estudante de Direito, disputando a eleição pelo União Brasil. Outro jovem, também filiado ao União Brasil, é o engenheiro civil Cal Filho, pré-candidato em Cuité de Mamanguape. Aos 29 anos, filho da ex-vereadora Nilda e de Cal, agricultor, ele foi vereador aos 20 anos, sendo o terceiro mais votado da cidade à Câmara municipal. Na segunda disputa, foi o segundo vereador mais votado mas teve o registro indeferido por questões políticas que afetaram sua investidura. “Hoje, com o reconhecimento das pessoas e o chamado do povo, venho como pré-candidato a prefeito de minha cidade, cargo esse que será um prazer e uma emoção muito grande na minha trajetória pela oportunidade de trabalhar pelo nosso povo”, comentou.
Em Santana dos Garrotes, Paloma Kenned (Republicanos) vai disputar a prefeitura municipal aos 30 anos. Ela ingressou na vida pública aos 18 assumindo a controladoria geral do município. Logo depois foi nomeada como secretária de Finanças e, em seguida, de Saúde. Para Paloma, o propósito é estar sempre ao lado da comunidade, ouvindo suas demandas. “Nosso objetivo é fazer história na cidade, com uma administração de continuidade e de construção de um futuro ainda não visto”, afirmou. No município de Cuité, Caio Camaraense, de 36 anos, concorre à prefeitura municipal. Advogado e diretor-executivo de um escritório de advocacia, ele é pai de três filhos e sobrinho do atual prefeito Charles Camaraense. Pré-candidato pelo Progressistas, revela que resolveu entrar na política por entender que é a forma que tem para retribuir ao povo de Cuité tudo o que a cidade deu a ele e à família.
Também está na disputa a jovem Camila Medeiros, pré-candidata a prefeita pelo PSB em Nova Palmeira. Administradora e contadora, Camila já foi secretária de Finanças do município, tem o apoio do atual prefeito Ailton Gomes. Já no município de Duas Estradas, Myllena Nayara, do PSD, terá o apoio da prefeita Joyce Renally na disputa pela prefeitura. Myllena tem 25 anos, é pedagoga, pós-graduanda em psicopedagogia e já atuou como diretora de creche e chefe de gabinete da prefeitura.