Após 20 anos desde que comandou a prefeitura de Guarabira por dois mandatos, Léa Toscano volta à disputa municipal. Ela foi prefeita de 1997 a 2004 e afirma que suas obras e ações continuam marcando a vida da população guarabirense. Léa foi responsável por projetos que contribuíram diretamente para o fortalecimento econômico e social do município, colocando-o em destaque na Paraíba, a exemplo do Memorial de Frei Damião e o Canal do Juá, segundo ela destaca
– Depois de um chamado de muito amor e carinho do povo de Guarabira, coloquei meu nome à disposição para concorrer à prefeitura municipal. Atendi esse chamado por entender que preciso voltar a cuidar das pessoas com carinho e também projetar nossa cidade para o futuro. Fiz muito quando prefeita e as pessoas reconhecem esse legado, o que me deixa muito feliz. Faremos ainda mais pela nossa gente – assevera Léa Toscano.
A pré-candidata lembra que, quando foi prefeita da cidade, foi responsável por obras importantes como o Parque do Encontro, a Praça João Pessoa, a Praça do Novo Milênio e a Rodoviária Municipal. Durante a sua gestão, ergueu a Escola Dom Hélder Câmara, a Escola Raul Mouzinho, a Escola Edvardo Toscano e a Escola Antônio Galdino, reforçando seu compromisso com o futuro de Guarabira.
Também foi na sua gestão que Guarabira ganhou o Canal do Juá, a Praça da Juventude, a Praça da Alimentação, a Ponte do Alto da Boa Vista, os Postos de Saúde Naná Porpino e Milton Resende, além de pavimentações por toda a cidade e mais de dez ginásios esportivos.
Léa Toscano é uma das inúmeras mulheres que irão disputar prefeituras em diferentes cidades da Paraíba. Sua filha, deputada estadual Camila Toscano, afirma que ela fortalece a representatividade feminina no processo eleitoral deste ano e incentiva outras mulheres a ingressarem na política. O principal adversário de Léa em Guarabira será o ex-deputado estadual e suplente de deputado federal Raniery Paulino, do Republicanos, pertencente a uma família política tradicional na região do Brejo paraibano.