Durante Missa Solene de Nossa Senhora das Neves, nesta segunda-feira (5), o prefeito Cícero Lucena expressou seu orgulho de viver na Capital paraibana, destacando a melhoria da qualidade de vida na cidade e ainda disse renovar a fé em dias cada vez melhores. A celebração foi alusiva aos 439 anos de João Pessoa, conduzida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, e reuniu fiéis católicos na Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico.
O gestor municipal, também aniversariante do dia – Cícero Lucena completa 67 anos de idade neste 5 de agosto –, recebeu homenagem das crianças do coral Canto Livre, da Escola Índio Piragibe. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena. “Essa cidade que a cada dia cresce mais e que estamos tendo o orgulho de viver nela, pela sua qualidade de vida, pelas suas conquistas, pelas oportunidades e continuar pedindo à Nossa Senhora das Neves que ela continue nos protegendo, principalmente os gestores públicos”, afirmou o prefeito.
A cidade de João Pessoa celebra a festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira do Estado da Paraíba e da Capital. De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, os festejos começaram no dia 27 de julho, se estendendo até esta segunda-feira – feriado de 5 de agosto. Durante celebração, o arcebispo Dom Manoel Delson lembrou da tradição católica da cidade, remetendo à história que deu origem ao nome de Nossa Senhora das Neves.
“Nossa Senhora das Neves ganha um brilhantismo todo especial. Esse título das neves se reporta ao acontecimento do dia 5 de agosto do ano 363, quando a rainha do céu apareceu em sonhos a um senhor e disse-lhe: Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve. Era Verão, o Verão europeu, muito quente. Jamais poderia cair neve naquele tempo, no mês de agosto. No entanto, contrariando toda a expectativa, no dia seguinte aconteceu esse estupendo milagre. O monte estava coberto de neve, foi construída nesse local, a igreja, a basílica que foi denominada Nossa Senhora das Neves. A basílica tão conhecida e visitada, inclusive a preferida do Papa Francisco”, explicou.
Entre os fiéis católicos, a celebração religiosa e comemoração pelo aniversário de João Pessoa também foi marcada de muito louvor. A dona de casa Hercília de Lourdes falou em “momento de gratidão – pela vida pela alegria de viver na melhor cidade”, frisou. Outra fiel, Joana dos Santos, disse que João Pessoa mantém sua tradição cristã e se destaca entre as melhores capitais do Nordeste. “É uma cidade única. Um lugar que nos sentimos orgulhosos e que Deus nos presenteou com tantas belezas”, exaltou.