Kubitschek Pinheiro
Na gestão do Dr. Joni Oliveira, em Salgado de São Félix, a Cultura é mais que uma prioridade. O Circuito Audiovisual da Paraíba chegou a cidade através da Secretaria de Cultura e Turismo que tem à frente Igor Neves.
O circuito é composto pelos festivais Cena Aberta, CineArt e Juarez Cine, nessa sequência, nas cidades de Salgado de São Félix, Mogeiro e Juarez Távora. A JP Produções e Consultorias, Cless Produções e Consultoria e o Instituto Interdisciplinar de Educação, História e Cultura são os pilares responsáveis pela primeira edição do Circuito Audiovisual do Vale do Paraíba, com apoio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) administrada pelo Ministério da Cultura.
Segundo o secretário Igor Neves, o objetivo foi promover, difundir e fomentar a sétima arte na região do Vale do Paraíba, “oferecendo espaço e prestígio para cineastas, artistas e entusiastas das linguagens audiovisuais exibirem seus trabalhos”, disse.
O Festival Cena Aberta foi dividido em três grandes momentos: 1 – oficinas de formação; 2 – cinema itinerante; e 3 – noite das estrelas.
As oficinas que aconteceram no I Circuito Audiovisual do Vale do Paraíba contaram com a condução de profissionais qualificados do setor audiovisual. Diversos alunos da rede pública de Salgado, produtores do audiovisual e sociedade civil participaram das oficinas.
Cinema amador e profissional
- Do cinema amador para o profissional: diversidade e ética no audiovisual com a professora Myrlla dos Anjos;
- Olhares que escrevem: a importância do roteiro e texto nas produções com a professora Maria Eliete;
- Colocando a mão na massa: produção e direção para minidocumentários com a professora Myrlla dos Anjos;
- Foto também é vídeo: fundamentos da fotografia para dispositivos móveis com a professora Andresa Costa;
- Na palma da mão: edição para dispositivos móveis com a professora Maria Eliete.
O cinema itinerante aconteceu em algumas escolas do município de Salgado de São Félix: Escola Municipal Eunice Barbosa no centro da cidade, Escola José Matias no Distrito de Dois Riachos e Escola Mariano Tomaz na comunidade rural do brejo.
Noite das Estrelas
A Noite das Estrelas, aconteceu dia 26 de julho passado, no Salão Paroquial de Salgado de São Félix, com presença marcantes. O evento contou com a entrega dos certificados para os alunos que participaram das oficinas, premiações para produções do audiovisual e apresentação artística com o grupo Som da Terra. “Além disso, foi entregue os certificados dos artistas e fazedores de cultura selecionados em premiação da Política Nacional Aldir Blanc de 2024”, comentou Igor Neves
Com a primeira versão do Circuito Itinerante no primeiro semestre de 2024, o secretário Igo pretende tornar o cinema itinerante um projeto fixo da Secretaria de Cultura e Turismo de Salgado de São Félix.
Festival Cena Aberta
O Festival “CENA ABERTA’’ iniciou seu lançamento com oficinas gratuitas de audiovisual para a juventude município de Salgado. A primeira fase do “CENA ABERTA” – Festival de Audiovisual realizado pela CLESS Produções com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, foi u sucesso.
Oficinas
De acordo com o secretário de Cultura, Igor Neves a formação foi composta de cinco oficinas ministradas por profissionais qualificados na UEPB e UFCG que duraram um dia inteiro, iniciando às 8h na biblioteca municipal, localizada no centro da cidade. “Foram 40 vagas direcionadas a pessoas interessadas no áudio visual, incluindo uma cota especial para estudantes da rede pública municipal de estadual”, disse
As oficinas abordaram conceitos, técnicas e exercícios práticos de todas as fases de uma produção audiovisual, utilizando de maneira criativa o celular.
Cinema nas escolas
O cinema itinerante foi uma grande festa cultural em Salgado de São Félix e aconteceu nas escolas: Escola Municipal Eunice Barbosa no centro da cidade, Escola José Matias no Distrito de Dois Riachos e Escola Mariano Tomaz na comunidade rural do brejo. “Como o Cinema Itinerante se tornará projeto fixo, pretendemos levar para as outras escolas municipais e principalmente para os espaços públicos da cidade. Cinema em praça pública”, revelou Igor Neves
Cultura e Educação
O projeto conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) administrada pelo Ministério da Cultura. A Secretaria de Cultura e Turismo é a principal pasta de implementação e acompanhamento dos projetos contemplados pela lei. A Secretaria da Educação entra com o apoio na articulação com as escolas municipais.
“Foi um momento muito importante para todos nós, os professores alunos, e a população de Salgado de São Féilx. Na atual gestão vamos implantar mais projetos culturais para jovens, adultos e crianças. A ideia da realização dos eventos, do secretário Igor Neves, da Cultura e Turismo foi aplaudida por todos”, disse a secretária de Educação Auxiliadora Lacerda.