Em sessão solene na tarde de ontem, a Assembleia Legislativa da Paraíba promoveu a outorga do título de Cidadão Paraibano ao juiz do Tribunal de Justiça Marcial Henrique Ferraz da Cruz. A propositura foi apresentada pelo presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo magistrado ao Estado. A solenidade reuniu agentes públicos, magistrados, familiares e amigos do homenageado.
O presidente Adriano Galdino destacou que além de uma homenagem tornar-se paraibano de direito traz também responsabilidades para com o povo da Paraíba. “Como paraibano o senhor vai assumir não só o bônus, mas também o ônus dessa incumbência. Nós, paraibanos e nordestinos, convivemos com a República Brasileira que tem sido muito injusta conosco, o que eu chamo de injustiça orçamentária. Durante a República, dos 39 presidentes do Brasil eleitos por nós, 13 foram do Sul e do Sudeste. E estes cidadãos, quando eleitos, usaram o nosso dinheiro, o dinheiro da nossa nação, de forma preferencial com esses Estados. Temos uma dívida a receber. Então, pedimos para que o senhor nos represente em Brasília, para que a gente possa cobrar essa dívida. Também quero dizer que nos sentimos honrados por essa condecoração, porque nós sabemos do grande trabalho que vossa excelência faz em prol da nossa Justiça”, destacou Galdino.
A deputada Jane Panta afirmou que o título é um compromisso, uma responsabilidade, que o homenageado passa a ter com o Estado. “Desejo que o doutor Marcial, junto conosco, paraibanos, busque construir uma Paraíba melhor, para que possamos estar unidos na defesa dos interesses do nosso povo”, afirmou. Emocionado, o juiz Marcial Henrique Ferraz da Cruz agradeceu a homenagem. “Eu vivo na Paraíba há 51 anos. Me sinto paraibano e esta homenagem é para mim uma grande satisfação, não só pelo meu trabalho, mas porque de fasto me sinto filho da terra. Fico muito feliz em receber essa homenagem pela Assembleia. Um título de aprovação, e é o maior reconhecimento que eu tenho”, frisou o juiz.
Marcial Henrique Ferraz da Cruz é natural de Almenara, Minas Gerais, tendo sido nomeado juiz de direito substituto em 1994. No decorrer de sua carreira ocupou diversos cargos e funções importantes em localidades da Paraíba e também em Pernambuco. Foi professor da disciplina Direito Eleitoral da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba, professor da disciplina Direito Processual Civil e titular de outras disciplinas em instituições de ensino conceituadas. Atualmente, desempenha suas atribuições de Juiz de Direito Titular da Segunda Vara Criminal de João Pessoa.