O estudante Daniel Cristovão da Silva, da Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras, representou a Paraíba em Brasília no Programa Jovem Senador, após ter sido selecionado para participar do programa ao vencer um concurso de redação estadual cujo tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. A Semana de Vivência Legislativa, que teve início na última segunda-feira, finalizou ontem, 09, oferecendo aos estudantes do ensino médio de escolas públicas a oportunidade de conhecer e vivenciar de perto o processo legislativo brasileiro.
Na segunda-feira, Daniel, juntamente com outros 26 jovens de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, participou da cerimônia de posse no Senado Federal, em que foram diplomados e tiveram a oportunidade de eleger sua própria Mesa Diretora, responsável por coordenar as atividades, organizar debates e votações e representar os demais participantes nas interações com as autoridades do Parlamento. “Participar do Programa Jovem Senador foi uma experiência transformadora para mim. Quando recebi a notícia de que havia vencido o concurso de redação e que representaria a Paraíba no Senado Federal, senti uma mistura de surpresa, orgulho e responsabilidade. Nunca imaginei ser possível estar em Brasília e vivenciar de perto o processo legislativo. A oportunidade de debater, votar em projetos e entender como as leis que impactam nossas vidas são criadas me fez enxergar a política e a democracia de uma maneira completamente nova”, relatou Daniel.
O Programa Jovem Senador acontece anualmente e é destinado a estudantes de até 19 anos, oferecendo-lhe uma imersão no funcionamento do Legislativo. Durante a Semana de Vivência, os participantes se envolvem em atividades que incluem a discussão de projetos, a organização de sessões plenárias e o debate sobre questões relevantes para a sociedade, sempre sob a orientação de professores. No caso do estudante cajazeirense, o professor orientador é Daniel Soares Dantas. Ele afirma ter sentido uma alegria imensa e uma sensação de dever cumprido durante esta semana em Brasília. “Ver o esforço e dedicação de um aluno sendo reconhecidos com essa abrangência e projeção é uma realização não só para ele, mas para toda a comunidade escolar”, frisou. Ontem, os jovens senadores se reuniram no Plenário do Senado para a sessão de encerramento do programa. Na ocasião, apresentaram os projetos que trabalharam ao longo da semana, com a oportunidade de debater e votar nas propostas desenvolvidas. Os resultados dos trabalhos realizados por eles serão publicados no Diário do Senado Federal.
Três propostas foram aprovadas no encerramento dos trabalhos. Os 27 estudantes discutiram em comissões temáticas e levaram ao Plenário os temas: proibição de aplicação aérea de agrotóxicos em localidades específicas, criação do Exame Nacional de Avaliação Seriada como processo seletivo de acesso às instituições de educação superior e proibição do anonimato nas redes sociais. Essas propostas serão agora avaliadas pelos senadores e podem se transformar em projetos de lei.