A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba realizou, ontem, o lançamento da Cartilha de Grêmios Estudantis e Líderes de Turmas, em um evento que contou com a presença de mais de 150 alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, localizada em João Pessoa, representando os mais de 200 mil estudantes da rede estadual. Além dos estudantes, estiveram presentes na solenidade o secretário de Educação, Wilson Filho, o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, o secretário executivo da Juventude, Pedro Matias, e a gerente da Primeira Gerência Regional de Educação, Wleica Quirino.
A cartilha, desenvolvida como um guia prático para estudantes e gestores escolares, visa fomentar o protagonismo juvenil no ambiente escolar, fornecendo instruções detalhadas sobre como implementar e fortalecer grêmios estudantis e conselhos de líderes de turma. Segundo o autor do material, Romário Farias, que também é gerente operacional de protagonismo da SEE-PB, a iniciativa surge da necessidade de criar um recurso pedagógico acessível e diretamente aplicável nas escolas, garantindo que os jovens possam participar ativamente das decisões escolares e se desenvolverem como líderes.
Durante o evento, o secretário Wilson Filho destacou a importância do protagonismo estudantil como um pilar fundamental na educação paraibana. “A Secretaria de Educação só existe para ter o estudante como prioridade absoluta. Não é o gestor, não é o diretor de escola, não é o secretário, é o estudante que está no centro. Educação é feita para vocês, vocês têm que aprender, precisam ter um futuro melhor e fazer parte desse processo. Por isso, esse tipo de evento é tão importante, para que vocês saibam a força que têm, para que entendam que existe na Secretaria uma gerência de protagonismo estudantil com portas abertas para aquilo que vocês acharem importante”, disse.
A gerente de Protagonismo Estudantil, Neilze Rodrigues, ressaltou que a cartilha lançada no evento visa fornecer um guia didático e acessível para que os estudantes compreendam, de forma prática, como exercer suas funções como líderes de turma e estruturar grêmios estudantis. O material, que será distribuído para toda a rede estadual, tem o objetivo de fortalecer a relação entre os estudantes e a gestão escolar, promovendo maior participação e colaboração no ambiente escolar. “Estamos disponibilizando uma ferramenta didática e lúdica que será fundamental para os estudantes compreenderem, de forma prática, como exercer suas funções como líderes de turma e como estruturar grêmios estudantis”, explicou.