O deputado Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, disse, ontem, que vai propor aos seus colegas um “esforço concentrado” em sessões na Casa durante a campanha eleitoral para a votação e aprovação de matérias de interesse público. Salientou que algumas matérias, oriundas de diferentes segmentos de poder, estão chegando ao Poder Legislativo e que precisam ser apreciadas e demandadas pelo caráter de relevância e até mesmo de urgência ou imperiosidade. A seu ver, os deputados têm condições de contribuir com a celeridade das votações, oferecendo sua parcela de espírito público e de compromisso com os interesses da sociedade.
Adriano Galdino declarou que a hipótese de redução de sessões ordinárias da Assembleia no período eleitoral é concreta, diante do engajamento de praticamente todos os parlamentares na disputa que é travada entre candidatos nos mais diversos municípios. “Quem não é candidato, tem parentes candidatos ou apoia candidatos dos seus esquemas políticos, e tem a necessidade de estar presente para reforçar a estratégia de campanha. No reverso da medalha, há o compromisso de agenda na Assembleia Legislativa para pautar as demandas populares. O nosso empenho é no sentido de conciliar essas situações e acredito que chegaremos, sim, a um consenso”, acrescentou Adriano, que se deslocou à cidade de São Bento para receber homenagem.
A própria mulher do presidente é candidata à reeleição à prefeitura de Pocinhos. Entre os deputados estaduais que são candidatos a prefeito, este ano, figuram Luciano Cartaxo, do PT, em João Pessoa, Walbber Virgolino, do PL, em Cabedelo, Chico Mendes, do PSB, em Cajazeiras. O presidente estadual do PSDB, deputado Fábio Ramalho, disse que precisará participar de inúmeros eventos nas mais diferentes localidades do interior da Paraíba e explica que há uma cobrança natural por parte dos políticos locais para a sua presença, inclusive, para orientar candidatos ou candidatas sobre as regras do processo eleitoral. Os dirigentes dos outros partidos, que exercem mandatos legislativos, terão a mesma dedicação.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, “o importante é que não haja solução de continuidade no encaminhamento das pautas do Poder”. Ele cita que mesmo numa fase complicada, como a da pandemia de covid-19, o Legislativo da Paraíba utilizou a criatividade e manteve uma agenda constante de votações de matérias, assegurando a normalidade do seu funcionamento e constituindo uma experiência que serviu de modelo para outros Legislativos do país.