O governador João Azevêdo foi homenageado ao participar da abertura, no Centro de Convenções de João Pessoa, do Congresso Estadual de Engenharia, Agronomia e Geociências e proferir palestra sobre a “Engenharia como vetor de desenvolvimento sustentável”. Na ocasião, ele destacou o impacto positivo do grande volume de obras do Estado na construção civil. Da Associação Brasileira de Engenharia Civil – Departamento Paraíba (Abenc-PB), João Azevêdo recebeu o diploma de membro benemérito em reconhecimento às relevantes ações voltadas para o fomento do setor, que têm promovido o desenvolvimento da infraestrutura e da qualidade de vida da população paraibana.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, o chefe do Executivo considerou que a Engenharia é um instrumento de transformação social e econômica e também evidenciou o conjunto de obras executadas pelo Estado e que tem impulsionado a construção civil. “Nós temos muitas obras já entregues e em execução, a exemplo da dragagem do Porto de Cabedelo, da Ponte do Futuro, complexo que interligará Cabedelo, Lucena e Santa Rita, da pavimentação e restauração de rodovias, travessias urbanas em 210 municípios, construção de quatro hospitais, construção e reforma de escolas, além dos investimentos em energias renováveis, infraestrutura hídrica e a construção do radiotelescópio Bingo, do Centro de Convenções de Campina Grande, e de resorts no Polo Turístico com 9.800 novos leitos”, elencou.
João Azevêdo destacou que a capacidade de investimento do Estado é resultado do equilíbrio fiscal e financeiro, mencionando que a Paraíba é rating A no conceito da Secretaria do Tesouro Nacional e rating AAA pela S&P Global Ratings. “Temos a projeção de maior crescimento do PIB Brasil em 2024 e todo esse ambiente favorável de negócios tem atraído grandes investimentos e empreendimentos”, acrescentou. A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, evidenciou que a Paraíba vivencia um momento de crescimento na construção civil em virtude do grande volume de obras da gestão estadual. “Todos esses investimentos também valorizam os profissionais de Engenharia e temos a satisfação de termos um governador engenheiro e professor que faz com que a Paraíba seja um dos Estados com um dos maiores volumes de obras em execução no setor público, o que gera emprego e renda, crescimento econômico, social e sustentável”, declarou.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), Renan Azevedo, celebrou o sucesso do evento que reúne cerca de 1.500 engenheiros e será uma oportunidade de troca de experiências e discussões sobre temas atuais que interferem diretamente no segmento. “Nós estamos trazendo para o Congresso debates sobre inovações tecnológicas na Engenharia, mudanças climáticas, energias renováveis e os engenheiros terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos e realizar network e, por isso, nada melhor do que a parceria com o governo do Estado e com o setor privado”, falou. O I Congresso Estadual de Engenharia, Agronomia e Geociências segue até hoje, quando serão promovidos painéis e palestras que irão abordar temas que vão desde as novas tecnologias na engenharia até as práticas sustentáveis na agronomia e as aplicações avançadas das geociências, visando fomentar discussões aprofundadas e proporcionar um intercâmbio de conhecimentos.