O governador João Azevêdo confirmou, na noite de ontem, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Paraíba na próxima sexta-feira, para participar da inauguração do canal Acauã-Araçagi. O chefe do Executivo revelou que está mantendo contatos com o cerimonial do Palácio do Planalto para a inclusão de outros eventos na programação oficial, a exemplo da assinatura de protocolos sobre ações e investimentos de interesse da Paraíba em diversos setores. Ele adiantou que o escalão precursor da Presidência da República já está no Estado, verificando as condições de deslocamento e segurança para a região onde Lula cumprirá agenda.
As declarações foram feitas pelo governador em entrevista ao programa “60 Minutos” da rádio Arapuan, oportunidade em que destacou a importância da visita do presidente da República e se referiu a programas que o governo federal vem implantando e que favorecem a população paraibana. Esta será a segunda visita do presidente da República ao Estado desde que assumiu o cargo no terceiro mandato. No ano passado, o presidente prestigiou a inauguração de um empreendimento da iniciativa privada, apoiado por recursos do BNDES, na região de Santa Luzia, no Vale do Sabugy. Em janeiro deste ano, chegou a ser articulada uma agenda com o presidente para a entrega de apartamentos na cidade de Patos, no Sertão, mas o compromisso acabou sendo cancelado.
Líderes políticos que integram a própria base do governo Lula na Paraíba queixam-se da dificuldade no cumprimento de agendas do presidente no Estado, ao contrário de outros Estados do Nordeste que têm sido constantemente visitados por Lula. O governador, todavia, não estimula a polêmica e ressalta que os investimentos do governo federal na Paraíba têm sido importantes para o seu desenvolvimento, por meio de projetos ou programas de diferentes ministérios, cujos titulares têm vindo regularmente para dar partida a essas iniciativas.
Na entrevista que concedeu ao jornalista Rudney Araújo o governador falou sobre metas administrativas e assuntos políticos, destacando, em relação ao primeiro ponto, que a Paraíba mudou para melhor nas suas gestões, avançando, inclusive, no ranking de competitividade em relação a outros Estados da própria região e de outras regiões. Salientou que há um esforço por parte de toda a equipe do seu governo para contribuir com o projeto de “uma nova Paraíba” e disse acreditar que os reflexos das ações governamentais estão sendo sentidos e aprovados pela população em inúmeros municípios. Sem querer fazer comparativo com outros governos, João Azevêdo disse que a Paraíba consegue se destacar graças ao equilíbrio fiscal e financeiro que tem mantido e às transformações ocorridas no cenário local, que permitiram condições favoráveis de crescimento e superação de entraves que perduraram por muitos anos.
No campo político, o governador informou que o PSB participa ativamente das eleições municipais com candidatos próprios a prefeito em mais de uma centena de municípios, enquanto no restante apoia candidaturas de partidos da base, e observou que há uma relação de respeito, sem desconhecer focos de insatisfação eventuais dentro da sua própria legenda, diante de posições que ele assumiu por candidaturas. “É preciso levar em conta que a realidade local tem suas próprias peculiaridades e que elas devem ser respeitadas no contexto das relações entre os partidos que lutam, de forma legítima, para ampliar espaços”, explicou o gestor.