O Partido dos Trabalhadores (PT) larga atrás na disputa em cinco capitais do Nordeste, principal reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desempenho ruim de candidatos petistas às prefeituras é mostrado em pesquisas que estão sendo divulgadas pela Quaest Consultoria e Pesquisa. Nas eleições de 2022, Lula venceu Jair Bolsonaro (PL) em todos os nove Estados do Nordeste, mas isso não tem se refletido nas eleições municipais deste ano, conforme as pesquisas.
Em Fortaleza (CE) o PT não tem tido força política apesar do apoio do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT). Segundo a pesquisa Quaest, Evandro Leitão aparece na terceira posição com 14% das intenções de voto. O ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 31%, seguido pelo atual prefeito, José Sarto (PDT), que pontua 22%. Em Aracaju, a eleição é marcada pela presença de mulheres. Segundo a Quaest, Candisse Carvalho, do PT, aparece na terceira colocação com 8% dos votos, empatada tecnicamente com Yandra (União Brasil) que marca 13% e Luiz Roberto (PDT), com 9%. Emília Corrêa, do PL, lidera a disputa pela prefeitura sergipana com 26% das intenções, seguida por Delegada Danielle (MDB), com 19%.
Em Teresina, o cenário é um pouco mais otimista. O candidato do PT, Fabio Novo, aparece na segunda posição com 37% das intenções de voto. É desbancado pelo ex-prefeito Sílvio Mendes, do União Brasil, com 46%. Já em Natal (RN), a deputada federal Natália Bonavides (PT) aparece em empate técnico com Paulinho Freire 9União Brasil) na segunda posição (14% e 15% respectivamente). O ex-prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo, do PSD, lidera a disputa pela prefeitura com 44% das intenções de voto. Finalmente, em João Pessoa, o candidato do PT, Luciano Cartaxo, aparece em segundo lugar, com 12% mas tecnicamente empatado com Ruy Carneiro (Podemos) e Marcelo Queiroga (PL), bem distante do atual prefeito Cícero Lucena (PP), que lidera o páreo com 53% das intenções de voto.